10 curiosidades históricas impressionantes que você não aprendeu na escola
Gosta de história? Confira aqui 10 das curiosidades históricas mais impressionantes e absurdas que prometes te surpreender!
- Publicado: 17/01/2023
- Atualizado: 19/01/2023: 14 26
- Por: Adson Leonardo
A história humana nos reserva diversos fatos, alguns curiosos, outros engraçados ou mesmo assustadores. Entre estas 10 curiosidades históricas impressionantes você encontrará de tudo. Tem até o Brasil no meio!
1 – Vikings chegaram nas américas muito antes dos espanhóis
Meio século antes dos espanhóis, os povos nórdicos já estavam em solo americano. A primeira expedição foi liderada por Bjarni Herjolfsson, em 986, e apenas contornou a costa.
Já Leif Ericsson atracou e estabeleceu assentamento nas novas terras. Estima-se que este durou cerca de 20 anos. Estes fatos estão descritos nas histórias nórdicas e são comprovados pela arqueologia.
2 – Havia a profissão de despertadores humanos durante a revolução industrial
Na Europa, durante a Revolução Industrial, uma curiosa profissão se mostrou necessária – a de despertador humano.
Sem despertadores mecânicos, estas pessoas acordavam seus clientes de maneiras diversas. Um dos métodos mais comuns era atirar ervilhas nas janelas através de canudinhos.
Obviamente, logo ela se tornou obsoleta assim como outras profissões deste período.
3 – O cérebro de Einstein está preservado
Um dos maiores cientistas da história foi Albert Einstein. Apesar de ter morrido em 1955, seu cérebro ainda está conservado. Inicialmente, o órgão foi preservado para fins de estudos.
Analisado à exaustão, o cérebro do físico não se mostrou diferente de nenhuma forma. Dessa maneira, aprendemos que genialidade não necessariamente surge por questões biológicas, mas sim por conta do ambiente.
4 – As pegadas e bandeiras de astronautas ainda estão na Lua
Entre 1969 e 1975 um total de seis missões levaram astronautas estadunidenses à Lua. Cada uma deixou uma bandeira e dezenas de pegadas na superfície do nosso satélite natural.
Todas ainda estão presentes lá. Estas se conservam pois não há ventos, chuvas ou outros elementos erosivos na Lua, o que impede que se deteriorem. A única mudança é nas bandeiras, que desbotaram por conta dos raios ultravioletas.
5 – Maior acidente radiológico do mundo foi no Brasil
Entre os acidentes radioativos mais impressionantes do mundo, o Brasil tem lugar de destaque. O evento do Césio-137, na cidade de Goiânia, é o que nos coloca no pódio e uma das curiosidades históricas mais absurdas!
Isto porque, entre os acidentes radioativos fora de instalações, ele é o maior já ocorrido. Foram um total de 6500 contaminações e 4 mortes por conta da manipulação indevida de fontes radioativas abandonadas na região.
6 – O idioma mais falado do mundo não é o inglês
Por mais que sejamos levados a pensar isso, na verdade é o mandarim o idioma mais falado no mundo. Apenas na China são mais de 1 bilhão de falantes. O país mais populoso do mundo tem diversos dialetos, mas que são reunidos sob a língua mandarim.
Além disso, o crescimento da China no cenário global nas últimas décadas levou milhões de pessoas no mundo todo a aprender o idioma. Isto também contribui para a manutenção deste título.
7 – Os cadernos da cientista Marie Curie ainda são radioativos
Marie Curie foi a cientista responsável pela descoberta do polônio e rádio, e da radiação em si. Ela morreu em decorrência da radioatividade com que trabalhava e não sabia ser perigosa.
Mesmo hoje, passados quase 90 anos de sua morte, seus cadernos onde anotava as descobertas, ainda estão contaminados.
8 – O acidente em Chernobyl criou a maior cidade fantasma do mundo
Em 1986 houve o acidente na usina de Chernobyl. Este foi o maior acidente radioativo da história, que provocou uma catástrofe inimaginável na região, com consequências que ressoam até hoje.
Assim, entre essas está a formação de uma cidade fantasma. Pripyat, na Ucrânia, tinha cerca de 50 mil habitantes quando houve o acidente. Assim, com a região contaminada, as pessoas abandonaram o lugar, restando apenas as construções e lembranças do acidente.
9 – O ponto mais profundo escavado pela humanidade na crosta terrestre
Com 12,2 quilômetros de profundidade, o poço mais profundo do mundo fica no Círculo Polar Ártico. Ele foi escavado pela União Soviética durante a Guerra Fria em esforços para se tentar alcançar o manto terrestre.
No entanto, este feito se mostrou impossível e o trabalho foi abandonado, restando apenas um buraco, hoje interditado. Esta fica entre as curiosidades históricas quase inacreditáveis.
10 – Os lugares mais profundos conhecidos pelo homem
É possível saber a profundidade de lugares no mar através de tecnologias como o sonar. Assim, através do uso delas hoje sabe-se que o ponto mais profundo nos oceanos fica nas Fossas Marianas, no Oceano Pacífico. Ele chega a incríveis 11.034 metros de profundidade.
Por outro lado, o ponto natural mais profundo em um continente conhecido pelo homem possui 3,5 quilômetros. Ele fica na Antártida, sob a geleira Denman, e foi descoberto em 2019.