5 criaturas SINISTRAS que vivem no fundo do mar
O oceano é um lugar que desperta muitas curiosidades e tem seus mistérios. É escuro e cheio de criaturas, e mesmo os mergulhadores mais experientes nem sempre conseguem dizer exatamente o que encontram por lá.
- Publicado: 11/01/2023
- Atualizado: 11/01/2023: 07 42
- Por: Graziela Andrade
O oceano é um lugar que desperta muitas curiosidades e tem seus mistérios. É escuro e cheio de criaturas, e mesmo os mergulhadores mais experientes nem sempre conseguem dizer exatamente o que encontram por lá.
5 criaturas SINISTRAS que vivem no fundo do mar
Enquanto algumas criaturas que vivem nos oceanos são inofensivas, outras são completamente aterrorizantes e com uma aparência um tanto quanto esquisitas. O fato é que alguns seres vivem no fundo do mar e você definitivamente não vai querer entrar em contato – nunca! Portanto, antes de mergulhar (ou nadar) em qualquer lugar perto dessas criaturas, vamos dar uma olhada no porquê elas são tão assustadoras.
5. Caranguejo-aranha gigante
Os caranguejos-aranha gigantes (Macrocheira kaempferi) são um dos maiores caranguejos da Terra. Eles têm olhos azuis e podem crescer até 3,8 metros de largura. Vivem no fundo do oceano e são onívoros, ou seja, comem tanto vegetais quanto de animais. Eles têm 8 patas com duas tenazes na parte da frente.
Utiliza as patas para capturar presas ou se defender contra predadores como tubarões ou humanos que também querem comê-las. Se você quiser ver um na vida real, então você deve visitar lugares como o Havaí onde vivem caranguejos-aranha gigantes.
4. Lula de vampiro
A lula-vampiro-do-inferno (Vampyroteuthis infernalis) é uma criatura do mar profundo. Ela vive no Oceano Pacífico, e pode ser encontrada em profundidades de até 3.000 metros. A lula vampira tem olhos vermelhos e uma cabeça grande que termina em dois longos tentáculos. Seu corpo é longo, fino e branco-acinzentado, com oito braços e dois tentáculos de alimentação. A lula de vampiro é a única lula do mar profundo que pode ver em cores!
3. Peixe Stargazer
Quando você for nadar no oceano, fique de olho nestes peixes! Os peixes Stargazer são nomeados por seu comportamento incomum de deitar-se no fundo do mar e olhar fixamente para o céu. Eles são habitantes do fundo que se alimentam de pequenos invertebrados e crustáceos.
Seus olhos estão localizados no topo da cabeça para que possam ver acima deles enquanto estão deitados no fundo do mar – muito útil quando estão cercados por predadores em todos os lugares. Sua aparência interessante faz deles animais de estimação populares no aquário, mas eles também vivem em oceanos ao redor da Austrália, Nova Zelândia e África do Sul.
O observador de estrelas tem um corpo robusto com duas barbatanas dorsais que têm espinhos correndo por cada lado para evitar que os predadores ataquem por trás. A coloração varia de marrom a cinza esverdeado com manchas mais escuras ao longo de suas costas; às vezes há também uma crista amarela ao longo de sua espinha dorsal entre estas duas barbatanas dorsais, o que lhe confere uma característica diferenciadora extra de outros tipos de peixes, tais como tubarões ou arraias (que também têm características semelhantes).
2. Enguia de Gulper
As enguias pelicano são um tipo de peixe de águas profundas. Elas vivem no fundo do oceano e caçam comida nas profundezas escuras com suas enormes bocas e dentes afiados. A boca da enguia é tão grande que ela pode engolir um animal até 30 vezes maior do que ela mesma! Estas criaturas vivem em uma dieta de medusas e outros animais gelatinosos como as geleias de pente (medusae).
1. Blobfish (ou peixe-bolha)
O peixe-bolha ou Blobfish é uma criatura fascinante. Ele vive no fundo do oceano, onde pode estar muito escuro e frio. Eles comem muito pouco, por isso não precisam se mover muito, pois obtêm toda sua comida filtrando a água do mar pela boca. É também por isso que eles parecem tão tristes – porque estão sempre tão cansados!
O blobfish não tem espinha dorsal ou espinhas e na verdade é apenas um músculo gigante coberto de baba (que é o que lhe dá seu nome). É como se você misturasse um caracol com um polvo e depois o mergulhasse na gosma até ficar sólido novamente.
Você também pode gostar de ler:
5 animais considerados símbolos de mau agouro — e por que você não deveria temê-los
5 animais considerados símbolos de mau agouro — e por que você não deveria temê-los