7 habilidades ESSENCIAIS para turbinar sua carreira
Conheça 7 habilidades essenciais para turbinar sua carreira que farão você se destacar dentro da sua empresa e para o mercado!
- Publicado: 04/01/2023
- Atualizado: 04/01/2023: 11 18
- Por: Adson Leonardo
Se sente estagnado no seu trabalho? Ou deseja aprender como ser um profissional notado pela empresa? Não perca mais tempo e aplique as 7 habilidades essenciais para turbinar sua carreira que preparamos neste artigo.
Todas as competências detalhadas a seguir são indispensáveis em qualquer cargo ou área de atuação. Ainda mais que isso, as empresas estão correndo atrás de profissionais que as dominem.
Assim sendo, continue lendo e passe a aplicá-las no dia-a-dia para ver sua carreira decolar!
1 – Trabalho em equipe
Poucas coisas são tão importantes no ambiente de trabalho quanto saber trabalhar em equipe. Justamente por isso nossa lista começa com esta competência.
Seja para alcançar as metas estabelecidas ou criar um ambiente agradável para todos, trabalho em equipe é indispensável mesmo em cargos mais individuais ou trabalho remoto.
Afinal, em algum momento você lidará com outra pessoa, seja um colega de escritório ou mesmo um cliente e seus objetivos para o trabalho.
2 – Comunicação
Caminhando lado a lado com o trabalho em equipe está a comunicação, nossa segunda habilidade essencial para turbinar sua carreira.
Se comunicar com clareza é o primeiro passo para solucionar problemas de maneira efetiva e alinhar expectativas e objetivos. Isto é importante tanto entre colegas, quanto com as lideranças dentro da empresa e, especialmente, os liderados, caso você ocupe tal cargo.
3 – Disciplina
Ao contrário das anteriores, a disciplina é uma habilidade mais voltada para si mesmo. Ela diz respeito à sua capacidade de se gerenciar, organizar seu trabalho, horários e metas.
Aprender a ter tudo sob controle e executar aquilo que se comprometeu a fazer é um dos pontos mais valorizados no mercado de trabalho. Principalmente quando tratamos do trabalho mais livre e com menos microgerenciamento que vem se tornando a norma mesmo nas empresas mais tradicionais.
4 – Versatilidade
A habilidade de ser versátil no ambiente de trabalho se tornará cada vez mais procurada nos profissionais. Sua importância é notória principalmente neste período de transição e adaptação do mercado aos meios digitais e novas formas de consumo.
Ser versátil quer dizer saber se virar em uma nova tarefa, aprender a lidar com novos desafios ou formatos de trabalho, assim como estar pronto para lidar com dificuldades que possam surgir ao longo do caminho.
Uma pessoa versátil torna qualquer desafio mais simples para si mesmo e quem está trabalhando com ela, contribuindo para melhores resultados e manutenção do bem-estar no ambiente de trabalho.
5 – Empatia
Falando sobre manutenção do bem-estar, a empatia é a habilidade chave para este ponto. Nossa quinta competência chave será cada vez mais buscada pelas empresas e times de recrutamento.
Logo, aqui é onde entra o elemento humano. Isto porque de pouco adianta você ser um funcionário exemplar na parte técnica, mas não saber lidar com as pessoas e tornar o ambiente miserável para os demais.
Ser educado, estar pronto para dar apoio a um colega, compreender suas dificuldades e dar tempo para que se recupere é o básico da convivência no trabalho.
Apesar disso, ainda é um desafio dentro das empresas, que buscam se adaptar à nova forma de enxergar o trabalho que vem se consolidando entre as novas gerações.
6 – Curiosidade
Independentemente da sua área de atuação estar atualizado é uma máxima! Nisto entra a curiosidade, habilidade que deve ser cultivada diariamente.
Dessa forma, seja e se mostre interessado nos assuntos que cercam a empresa e seu trabalho.
Pesquise, leia livros, artigos, blog posts, newsletter. Assista webinars e palestras de autoridades do meio. Estude sobre assuntos que possam complementar seus conhecimentos, mesmo que fora da sua área imediata de atuação.
Ou seja, se mantenha atualizado e interessado em aprender. Todo este conhecimento te manterá por dentro do que acontece no mercado e dará ferramentas poderosíssimas para alcançar um desempenho superior.
7 – Proatividade
Por fim, mas não menos importante, a sétima das nossas habilidades essenciais para turbinar sua carreira é a tão falada proatividade.
De certa forma podemos dizer que a proatividade é a curiosidade prática. Ou seja, ser proativo é agir quando necessário, buscar ser útil e ajudar na conclusão das tarefas e objetivos.
Quando você se mostra interessado em trabalhar e fazer as coisas, e assim o faz com qualidade, logo se destaca no seu meio.
Mas atenção! Se você não sabe como fazer algo ou não está confiante, não se esqueça da comunicação e disciplina. Isto porque não adianta querer fazer tudo e se perder no meio do caminho. Todos estão ali para se ajudarem, afinal.