Conheça “Krampus”, criatura maligna que aterroriza o Natal de quem não se comporta na Europa
Na Noite anterior à do natal, acredita-se que é quando Krampus sai às ruas em busca de crianças más para punir.
- Publicado: 15/12/2022
- Atualizado: 14/12/2022: 18 52
- Por: Graziela Andrade
O Natal é uma das mais importantes datas comemorativas. É celebrado por bilhões de pessoas em todo o mundo, e tem sido comemorado por milhares de anos. No entanto, existem alguns mitos e lendas que cercam o Natal, e estes mitos podem ser divertidos de se discutir em reuniões familiares ou com seus amigos.
Você já ouviu falar na lenda do Krampus? Se você já acreditou nesta lenda, certamente não está sozinho. Na verdade, muitos europeus ainda acreditam nesta criatura maligna que assusta as crianças e castiga os adultos que não se comportam.
Krampus é um terrível companheiro de São Nicolau na época do Natal que deixa presentes para as boas crianças enquanto castiga aqueles que se comportaram mal durante todo o ano. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre este personagem:
O que diz a tradição sobre a Noite de Krampus
De acordo com a tradição, a noite anterior à do Natal é chamada de Noite de Krampus e acredita-se que esta noite é quando Krampus sai às ruas em busca de crianças más para punir. Ele pune aqueles que não foram bem comportadas, batendo nelas com seu bastão de bétula. Acredita-se também que, nesta noite, você deve ter certeza de que sua casa está limpa porque, se ele encontrar algo sujo ou desarrumado, também irá puni-lo severamente.
O Krampus tem cascos de biqueirão e chifres de cabra e usa peles. Em algumas representações, ele até tem longos fios de cabelo que vêm de sua cabeça ou rosto, como uma crina.
No entanto, em alguns lugares, o Krampus carrega correntes na mão com as quais castiga crianças que não querem se comportar ou ouvir seus pais. Em outros lugares, sua tarefa é apenas assustar as crianças más caminhando atrás delas enquanto elas voltam para casa da escola ou da faculdade.
Embora Krampus não seja tão popular como o Papai Noel nos Estados Unidos, muitas pessoas começaram a celebrar o feriado com seus próprios eventos Krampus. Se você está procurando algo novo e emocionante para fazer durante as férias, por que não participar de um desses eventos?
Apesar da lenda do Krampus ter um sentido de punição, veja a seguir duas lendas natalinas que fazem parte da magia do natal.
Lenda do Papai Noel
Sem dúvidas, a lenda do Papai Noel é a mais popular de todas. O Papai Noel é o velho alegre que traz presentes para crianças de todo o mundo em seu trenó, puxado por renas voadoras. Ele vive no Polo Norte com sua esposa, a Sra. Claus, que o ajuda a fazer brinquedos para as crianças.
Papai Noel tem uma oficina onde ele faz todos os seus famosos brinquedos e tem duendes que trabalham lá também.
Você provavelmente está familiarizado com a história de São Nicolau e suas boas ações com as crianças.
Segundo a lenda, São Nicolau nasceu em 270 DC e morreu em 6 de dezembro de 343 DC. Seus pais eram ricos e o criaram como cristão. Ele se tornou padre após a morte de sua mãe, dando todos os seus bens aos pobres.
Um dia, ele viu três pobres meninas que não tinham dinheiro para seu dote e não podiam se casar por causa deste problema. Sem ser visto por ninguém, ele jogou um pouco de ouro em suas meias – que estavam penduradas sobre a lareira para secar – e caiu milagrosamente dentro delas.
Lenda do presépio
A lenda do presépio é uma parte importante da tradição natalina no Brasil. É uma história muito antiga e interessante sobre o nascimento de Jesus Cristo.
De acordo com a tradição, um dia antes da noite de Natal, as pessoas decoram suas casas com presépios que representam Maria e José, assim como o Menino Jesus.
Quem puder visitar o Brasil durante o mês de dezembro poderá se deparar com belas exposições como estas durante suas viagens. Já que, para além da lenda, é uma tradição em várias cidades brasileiras montar o presépio.
Você também pode gostar de ler:
5 animais considerados símbolos de mau agouro — e por que você não deveria temê-los!
5 animais considerados símbolos de mau agouro — e por que você não deveria temê-los