Mantenha as baratas longe de casa: 7 erros que você NÃO deve cometer
As baratas estão sempre por todos os lados e em diversos ambientes. E existe alguns métodos para evitar que as baratas apareçam.
- Publicado: 15/03/2023
- Atualizado: 14/03/2023: 22 27
- Por: Graziela Andrade
As baratas estão sempre por todos os lados e em diversos ambientes. A comida é um dos principais fatores que atraem esses insetos. No entanto, o calor e a umidade também podem atraí-las. Então, se você quer evitar que elas apareçam, é preciso eliminar os fatores que as atraem.
7 erros que você não deve cometer para evitar as baratas
As baratas podem se alastrar muito rapidamente tanto em residências quanto em espaços comerciais. Isso se dá por ações como falta de limpeza, umidade e restos de comida, que permitem a sua proliferação. Entretanto, há alguns erros que você não deve cometer para manter as baratas bem longe.
7.Deixar o ambiente sujo
A falta de limpeza é um dos principais fatores que atraem as baratas. Restos de comida, lixeira com muito lixo, louças sujas na pia, quintal sujo, tudo isso facilita a chegada desses seres indesejados. Portanto, se você estiver com esses hábitos, pare imediatamente! As baratas dificilmente aparecerão em locais que estejam limpos.
6. Deixar buracos abertos
Se você está em um ambiente com muitas rachaduras na parede, por exemplo, saiba que manter esses buracos abertos é suficiente para as baratas se aproximarem. Essas fendas possibilitam que as baratas e outros insetos entrem no ambiente. Mantenha buracos, ralos, fendas todos tampados.
5. Vazamentos sem conserto
A água é um fator que atrai muitas baratas porque embora elas consigam viver por um longo período sem comida, sem a água a barata não consegue viver por muito tempo. E quando há vazamentos, umidade ou locais úmidos, as baratas podem surgir. Por isso é extremamente importante consertar vazamentos, manter ambientes sem umidade e as superfícies secas.
4. Guardar papel
O papel é um atrativo e tanto para as baratas. Elas utilizam espaços com papel acumulado para se abrigar. Portanto, elimine ou recicle todo tipo de papel que não tiver mais importância ou utilização. Lembrando que as baratas também se alimentam de papel, portanto, esse é mais um motivo para você se livrar de papéis desnecessários.
3. Manter alimentos em suas embalagens originais
Ao comprar alimentos, o ideal é armazená-los em recipientes com tampas herméticas, sejam eles de plástico ou de vidro. Isso porque as baratas procuram abrigo em armários ou despensas que tenham embalagens de papel ou cartão. Estas embalagens servem de alimento para elas, ou seja, em embalagens de biscoitos, alimentos secos e cereais, por exemplo.
2. Deixar alimento exposto
Não é só resto de comida que atrai baratas como citado anteriormente. Qualquer tipo de alimento exposto e até mesmo migalhas, no chão, na mesa, em cima da pia, são atrativos para estes insetos. Portanto, limpe todas as migalhas e guarde os alimentos que não foram consumidos. Além disso, algumas bebidas também podem atrair baratas através do cheiro como cerveja e café, por exemplo. Guarde tudo!
1. Não isolar janelas
Não isolar as janelas da sua residência (e varandas de apartamento) é uma maneira de permitir que as baratas entrem. Atualmente, existe no mercado telas mosquiteiros que permitem a entrada de insetos pela janela. Além de todos os cuidados já citados anteriormente, é importante isolar as janelas também.
Por que manter um ambiente livre de baratas?
As baratas são insetos repugnantes que podem ser muito prejudiciais à saúde, uma vez que são transmissoras de uma série de doenças para os humanos. A infestação de baratas em um ambiente pode causar hepatite A, viroses, diarreia, reações alérgicas, pneumonia, conjuntivite, entre outras doenças.
Portanto, é extremamente importante viver em um ambiente limpo e livre desses insetos. E caso você coloque em prática todas as medidas preventivas e mesmo assim a infestação continue, o recomendado é procurar uma empresa especializada em dedetização para dar fim de uma vez por todas!
Você também pode gostar de ler:
Patógenos: o que são e como afetam a saúde humana