As 6 obras de arte MAIS FAMOSAS da história
Algumas obras de arte não só são visualmente marcantes, mas também influenciaram gerações de artistas
- Publicado: 18/01/2023
- Atualizado: 18/01/2023: 01 17
- Por: Graziela Andrade
O mundo da arte é um universo grande, com muitos estilos e muitos artistas. Mas algumas pinturas, esculturas e outras obras têm se destacado por séculos como algumas das mais famosas da história.
6 obras de arte MAIS FAMOSAS da história
Algumas obras de arte não só são visualmente marcantes, mas também influenciaram gerações de artistas e se tornaram símbolos icônicos para seus respectivos países ou cidades. Veja a seguir, uma lista com as 6 obras de arte mais famosas da história:
6. A Noite Estrelada (1889), Van Gogh
A pintura mais famosa de Van Gogh, “A Noite Estrelada”, é uma obra dinâmica e vibrante que reflete as experiências pessoais do artista com doenças mentais. O quadro retrata a vista fora de sua janela em Saint-Remy, França – uma cidade onde ele foi confinado em um hospício, após cortar parte de sua orelha esquerda em 1888.
Nesta cena, Van Gogh pinta nuvens rodopiantes de azul e amarelo contra um céu escuro e verde-escuro cheio de estrelas. As cores rodopiantes simbolizam o caos e a confusão dentro de sua mente, assim como a sensação de lutar contra a depressão ou a ansiedade.
5. O Grito (1893), Edvard Munch
O Grito é uma pintura expressionista de 1893 do artista norueguês Edvard Munch. A obra mostra uma figura com uma expressão agonizante contra uma paisagem com um céu vermelho sangue com tons em laranja. É uma das pinturas mais conhecidas da história da arte e um dos ícones do movimento expressionista.
Foi pintada no auge da carreira de Munch, mas mais tarde ele expressou ambivalência sobre a obra, vendendo-a em 1933 a um museu alemão. A pintura suscitou o debate sobre a relação entre arte e comércio, e tem sido interpretada de várias maneiras desde sua criação. Além disso, tem sido descrita como “a primeira imagem abstrata”, e também como uma das pinturas mais famosas do mundo.
4. O Nascimento de Vênus (1484–1486), Sandro Botticelli
O Nascimento de Vênus foi pintado por Sandro Botticelli e é uma das obras de arte mais famosas da história. A pintura retrata Vênus, a deusa romana do amor, beleza, prazer e fertilidade, subindo do mar em uma carruagem em forma de concha desenhada por dois golfinhos.
Ela está sendo levada em direção a uma concha dourada por quatro cupidos alados enquanto seu atendente Enéas olha com admiração. Acredita-se que Botticelli baseou sua pintura em uma antiga escultura grega chamada “Venus Anadyomene” (que significa “Vênus levantando-se do mar”).
3. A Última Ceia (1495–1498), Leonardo da Vinci
A Última Ceia é uma das pinturas mais famosas de todos os tempos. Foi encomendada por Ludovico Sforza, Duque de Milão. O quadro mostra Jesus Cristo e seus doze apóstolos na mesa de jantar na Última Ceia.
Leonardo da Vinci nasceu na Itália em 1452. Esta foi altamente influente em artistas posteriores como Rembrandt Van Rijn (1606-1669) e Caravaggio (1571-1610), que ambos tiraram de seus dramáticos efeitos de iluminação.
2. O Pensador (1904), Auguste Rodin
O Pensador é uma escultura de bronze de Auguste Rodin, normalmente colocada sobre um pedestal de pedra. Ela retrata uma figura masculina nua de tamanho superior à vida, sentada com o queixo apoiado por um lado como se estivesse no fundo do pensamento e foi criada entre 1880 e 1901.
Pode ser encontrada em muitos lugares do mundo, mas o seu lugar mais famoso é no Musee Rodin, em Paris. O museu está aberto desde 1919 e contém muitas das obras de Rodin, incluindo esculturas e desenhos, assim como cartas que ele escreveu sobre sua obra, fotos de sua vida e até moldes de algumas de suas esculturas.
1. Mona Lisa (1503), Leonardo da Vinci
A Mona Lisa (também conhecida como A Gioconda) é um retrato da esposa de Francesco del Giocondo, que era uma rica comerciante de seda. A pintura foi encomendada por Giocondo e concluída entre 1503 e 1506. O artista Leon1ardo da Vinci (1452-1519) nasceu na Toscana, mas passou a maior parte de sua vida em Milão, onde trabalhou como artista para tribunais em toda a Itália.
A peça é considerada uma das maiores pinturas já feitas porque combina elementos de diversas fontes, incluindo obras figurativas romanas, arte renascentista e estudos clássicos em uma única peça que mostra tanto o domínio técnico quanto a amplitude emocional.
Você também pode gostar de ler:
Arte budista – O que é? Surgimento, Características e Obras