Acento agudo – O que é? Quando é empregado? Regras e Exercícios
Está com dúvidas nas aulas de português a respeito do emprego do acento agudo? Confira, aqui no Gestão Educaiconal, informações completas sobre!
- Publicado: 09/05/2019
- Atualizado: 09/05/2019: 12 26
- Por: Alexandre Peres
O acento agudo ( ´ ) é um dos sinais gráficos utilizados na língua portuguesa. Trata-se de um sinal auxiliar da escrita, colocado em cima das vogais, com o intuito de indiciar alguma particularidade da pronúncia da sílaba em questão.
Apesar de envolver aspectos da Fonética e Fonologia, o estudo do acento agudo e dos demais sinais gráficos é de responsabilidade da ortografia, mais especificamente do estudo das notações léxicas.
Quando o acento agudo é empregado?
O acento agudo é empregado em duas situações:
- Para assinalar as vogais tônicas fechadas i e u – açaí; baú; física; açúcar; míope; último; líquido; púrpura; níquel; lúgubre;
- Para assinalar as vogais tônicas abertas e semiabertas a, e e o – pá; pé; pó; sofá; café; jiló; amapá; balé; herói; plástico; exército; inó
O que são vogais tônicas fechadas, abertas e semiabertas?
Vogais tônicas são aquelas pronunciadas com mais força que as demais, marcando, assim, a sílaba tônica da palavra. Como no substantivo “fada”: o primeiro a, da primeira sílaba, é pronunciado com muito mais intensidade que o segundo, apesar de graficamente se tratarem da mesma letra. A vogal mais forte é chamada tônica e a mais fraca átona.
Já as demais características (fechadas, abertas e semiabertas) dizem respeito à maneira que o aparelho fonador, responsável pela articulação dos sons, se movimenta durante a pronunciação.
Uma vogal é fechada quando a língua, durante a pronúncia, está o mais próximo possível do palato, sem bloquear o som da mesma maneira que o faz ao se pronunciar uma consoante. É o caso das vogais /i/ e /u/.
Já na pronúncia de uma vogal aberta, a língua está no seu ponto mais baixo, de modo que o ar passa livremente pelo canal bucal, daí o nome aberta. É o caso do /a/ tônico, do /é/ e do /ó/.
Por fim, uma vogal é semifechada quando a língua está, basicamente, um pouco acima da metade do caminho de uma vogal fechada para uma vogal média, aproximando-se mais de uma vogal fechada (daí o nome semifechada). É o caso das vogais /e/ e /o/.
[VEJA TAMBÉM: COMO USAR O ACENTO CIRCUNFLEXO?]
O que mudou no Novo Acordo Ortográfico quanto ao acento agudo?
O Novo Acordo Ortográfico estipulou uma série de novas regras para o emprego do acento agudo. Confira-as abaixo.
- Fim do acento agudo de paroxítonas com os ditongos abertos ei e oi: Assembléia -> Assembleia | Heróico -> Heroico;
- Fim do acento agudo na vogal tônica i antes de -nh: Raínha -> Rainha;
- Fim do acento agudo de paroxítonas com i ou u tônicos depois de ditongos: Boiúna -> Boiuna;
- Fim do acento agudo como acento diferencial em palavras homógrafas (com a mesma escrita): Pára (verbo) e para (preposição) -> Para (verbo) e para (preposição).