English Word Formation – Prefixal, Suffixal, Compound, Blending e Acronym
Está fazendo um trabalho para as aulas de inglês e quer informações completas sobre o English Word Formation? Então, confira, aqui, tudo sobre prefixal, suffixal, compound, blending e acronym com exemplos e exercícios resolvidos!
- Publicado: 10/04/2019
- Atualizado: 10/04/2019: 16 58
- Por: Gestão Educacional
Você conhece as regras de formação de palavras da língua inglesa? Pois, no artigo de hoje, veremos os principais processos pelos quais as palavras são formadas. A primeira coisa que você precisa ter em mente é que toda palavra tem a sua forma primitiva, ora chamada de radical, ora chamada de base. Em inglês, a forma primitiva da palavra é chamada root (raiz). À raiz, acrescentam-se sufixos ou prefixos para formar palavras mais complexas e de categorias diferentes.
Vejamos um exemplo para ficar mais fácil de entender. Observe a palavra abaixo:
- Unemployed (desempregado)
Esse substantivo foi formado pelo processo de derivação, no qual se pega uma palavra raiz (nesse caso, o verbo employ) e a ela se acrescentam sufixos e/ou prefixos. Nesse caso, acrescentou-se à raiz o prefixo un-, cujo significado é de oposição/negação (not), e o sufixo ed-, responsável por transformar palavras de outras categorias em adjetivos. O resultado é a palavra usada no exemplo.
Percebeu como é possível acrescentar alguns “pedaços” de palavras ao termo original, resultando quase num monstro igual ao do Dr. Frankenstein, isto é, com vários pedaços diferentes? Pois é isso que veremos neste artigo: os principais processos de formação e os prefixos e sufixos mais utilizados da língua inglesa!
Prefixal derivation (derivação prefixal)
Como vimos, derivação é o processo de formação de palavras realizado através do acréscimo de “pedaços” à raiz da palavra. Esses pedaços são chamados affixes (afixos). No caso dos prefixes (prefixos), como o nome sugere (pré), eles são os afixos acrescentados ao início da palavra, ou seja, antes da raiz da palavra, que chamaremos, a partir de agora, de radical. A fórmula, portanto, é a seguinte:
- Exemplo: multicultural
Perceba que, neste exemplo, pegou-se o adjetivo cultural, cujo significado e escrita são os mesmos em português, e adicionou-se o prefixo multi-, que acrescenta o sentido de “muitas”, resultando em outro adjetivo. Ou seja, não se alterou a classe da palavra. Entretanto, há alguns prefixos que alteram a classe gramatical da palavra. Por exemplo:
- Ablaze (em chamas)
Neste exemplo, o substantivo blaze (chama), com o acréscimo do prefixo a-, tornou-se um adjetivo.
Veja abaixo uma lista de alguns dos principais prefixos, com alguns exemplos.
Suffixal derivation (derivação sufixal)
Já os suffixes (sufixos) são os afixos acrescentados depois do radical. A fórmula, portanto, é a seguinte:
- Exemplo: Darkness (escuridão)
Perceba que, neste exemplo, pegou-se o adjetivo/substantivo dark (escuro) e adicionou-se o sufixo -ness, que acrescenta o sentido de “estado ou qualidade”, resultando em um substantivo. Ou seja, alterou-se a classe da palavra, como a maioria dos sufixos fazem.
Veja abaixo uma lista de alguns dos principais sufixos, com alguns exemplos.
Compound words (palavras compostas)
Outro processo de formação de palavras é o de composição, no qual duas palavras se juntam para formar uma só, ganhando um novo significado. Elas podem ser:
- Open Compound Words (Palavras compostas abertas): quando um adjetivo é combinado com um substantivo para criar um novo substantivo, com um espaço entre ambas palavras. Não é uma simples relação entre substantivo e adjetivo. Nesse caso de composição, o resultado da junção se torna um termo independente.
Ex: living room
- Closed Compound Words (Palavras compostas fechadas): neste caso, as palavras realmente se juntam, tornando-se uma só, sem um espaço entre elas. Quando as palavras que se juntam surgiram, não eram usadas juntas: a junção aconteceu conforme a língua foi evoluindo.
Ex: fireman
- Hyphenated Compound Words (Palavras compostas hifenizadas): o que distingue esse tipo de composição é o uso do hífen. Geralmente envolve um adjetivo e um substantivo, que são conectados, mas separados por um hífen.
Ex: long-term invesment
Blending (mistura)
Nesse tipo de formação, uma palavra é formada após a junção de dois pedaços de outras palavras.
- Exemplo: Brunch (breakfast + lunch).
Acronym (acrônimo)
Este tipo de formação faz uso da abreviação. Forma-se uma nova palavra com as inicias de uma palavra ou de uma frase.
- Exemplo: Laser (Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation)
Exercícios Resolvidos
1. Identifique o radical das palavras abaixo.
a) Freedom ____________
b) Playful ____________
c) Religious ____________
d) Circumnavigate ____________
e) Demotivate ____________
f) Hyperactive ____________
g) Intermediate ____________
h) Nonsense ____________
i) Paramedic ____________
2. Indique o processo de formação de palavras responsável por cada um dos termos abaixo.
a) Dancer
I. Prefixal derivation
II. Sufixal derivation
III. Blending
b) Policeman
I. Blending
II. Acronym
III. Sufixal derivation
c) Anti-war
I. Prefixal derivation
II. Sufixal derivation
III. Prefixal + sufixal derivation
d) USA
I. Prefixal derivation
II. Acronym
III. Blending
e) Disloyalty
I. Prefixal derivation
II. Sufixal derivation
III. Prefixal + sufixal derivation
RESPOSTAS
1.
a) Free
b) Play
c) Religion
d) Navigate
e) Motivate
f) Active
g) Mediate
h) Sense
i) Medic
2.
a) II
b) I
c) I
d) II
e) III