Simple Past – Quando usar? Regras, Formas e Exercícios Resolvidos
Você sabe o que é o tempo verbal Simple Past? Confira quando usá-lo, as regras e exercícios resolvidos para testar os seus conhecimentos sobre o assunto!
- Publicado: 27/06/2022
- Atualizado: 27/06/2022: 15 29
- Por: Gestão Educacional
O simple past ou past simple (passado simples) é, geralmente, um dos primeiros tempos verbais que os estudantes de língua inglesa aprendem. O simple past é utilizado para se referir a uma ação que se iniciou no passado e foi também concluída no passado, num período de tempo, portanto, anterior ao do momento da enunciação.
Este tempo verbal vale tanto para um passado recente quanto para um passado longínquo: o importante é que se refira a um tempo já passado e uma ação concluída.
Quando usar o Simple Past?
Como já comentado, o simple past é utilizado para indicar ações ocorridas no passado e que já foram concluídas. Veja os exemplos abaixo:
- Tiffany lost her keys. (Tiffany perdeu suas chaves);
- I moved to London three years ago. (Eu me mudei para Londres há três anos);
- Did you finish your homework? (Você terminou seu dever de casa?).
Perceba que, em todos os exemplos, as tarefas foram começadas e terminadas no passado.
Regras de uso do Simple Past
Para passar verbos regulares para o simple past, basta adicionar a terminação -ed ao radical do verbo. Por exemplo:
- To dance ->Danced;
- To call ->Called;
- To finish ->Finished.
Porém, há regrinhas para o acréscimo da terminação -ed, dependendo das letras que compõe a sílaba final do verbo, como veremos mais adiante. Por ora, entretanto, tenha apenas em mente que os verbos regulares deste tempo verbal recebem o sufixo -ed.
Mas nem todos os verbos da língua inglesa são regulares. Ou seja: não dá para sair colocando -ed em todo verbo.
Há alguns verbos que possuem formas próprias dependendo do tempo verbal: os chamados verbos irregulares. Não há uma regra geral para a formação destes verbos, cabendo ao estudante adicioná-los ao seu repertório conforme vai ganhando fluência no idioma.
Seguem alguns exemplos de verbos irregulares no passado simples:
- Break -> Broke;
- Buy -> Bought;
- Come -> Came;
- Eat -> Ate;
- Arise -> Arose;
- Awake -> Awoke;
- Know -> Knew.
Os verbos irregulares apresentar uma formação diferente dos verbos regulares que seguem o padrão da partícula -ED. Para os irregulares, eles possuem formação própria que não possui uma semelhança com o infinitivo do verbo.
Regras para acréscimo do sufixo -ED nos verbos regulares
Voltemos, agora, ao caso dos verbos regulares. Como vimos, para estes verbos, basta adicionar a partícula –ed para passá-los ao simple past. Entretanto, como mencionado, a maneira como o sufixo é alocado à base do verbo depende da maneira como ele termina. As regras são as seguintes:
- Caso o verbo, em sua forma infinitiva, termine com a vogal -e, basta adicionar a consoante -d para formar o simple past:
Live ->Lived
- Se o verbo tiver uma única sílaba ou terminar em sílaba tônica formada pela sequência consoante + vogal + consoante, dobra-se a última consoante e acrescenta-se -ed:
Plan ->Planned
Observação: Caso o verbo termine em C+V+C mas a sílaba tônica não seja a última, não se dobra a última consoante, apenas adiciona-se o sufixo –ed (visit ->visited).
- Se o verbo terminar em -y precedido por consoante, troca-se o -y por -ied:
Cry->cried
Forma afirmativa do simple past
A forma afirmativa do simple past é formada seguindo a seguinte fórmula:
- Exemplo: I walked one kilometer yesterday.
Forma negativa do simple past
Para formar uma frase negativa no simple past, é preciso adicionar o verbo did seguido do advérbio not (ou, na forma contraída, didn’t).
O verbo did já indica o passado, não sendo necessário, portanto, adicionar o sufixo -ed ao verbo principal. Temos, então:
- Exemplo: I didn’t walk one kilometer yesterday.
Forma interrogativa do simple past
Já para a forma negativa, é preciso passar o verbo did para o início da sentença.
Em caso de frase negativa, o advérbio acompanha a movimentação. Em ambos os casos, o passado é marcado apelas no verbo did, não sendo necessário acrescentar o sufixo -ed ao verbo principal. Portanto:
- Exemplos: Did I walk one kilometer yesterday?
- Didn’t I walk one kilometer yesterday?
Exercícios Resolvidos de Simple Past
- Complete as lacunas abaixo passando os verbos entre parênteses para o simple past. Atente-se ao caso de verbos irregulares.
- Last year, I ________ (travel) to North Korea.
- When John _______ (go) to England, he ________ (eat) fish and chips.
- Marcos _______ (make) a deal with Monique.
- _____ (do) you ______ (tell) Ingrid about the dinner?
- I ______ (find) my keys!
- My mom ______ (help) me with my homework.
- I ______ (do + not) _____ (ask) you anything!
Respostas:
1) traveled.
2) went/ate
3) made
4) Did/tell
5) Found.
6) Helped
7) didn’t/ask.
Para você entender – FAQ resumo sobre “Simple Past”
Entenda mais sobre Simple Past e sua maneira de ser utilizada! Essas perguntas são as mais comuns entre as pessoas que buscam entender mais sobre esse assunto.
Quando se usa o Simple Past?
Ele é usado para falar sobre as ações que foram finalizadas no passado, algo que não acontece mais, que já foi concluído.
Qual é a estrutura do Simple Past?
A formação básico do Simple Past é feita com o uso do auxiliar did nas formas negativas e interrogativas, e com o acréscimo de -ED, -IED ou -D ao final do verbo principal no infinitivo, sem o to, na forma afirmativa.