Vogal, semivogal e consoante: o que são? Aprenda aqui!
Clique aqui e veja quais são as principais diferenças entre vogal, semivogal e consoantes. Aprenda aqui no Gestão Educacional.
- Publicado: 01/04/2019
- Atualizado: 01/04/2019: 16 27
- Por: Rafaela Cortes
Existem algumas dúvidas quando o tema são fonemas na língua portuguesa, principalmente porque nossa linguagem pode ser vista algumas vezes como difícil, confusa e até mesmo complicada. Porém, isso não é verdade!
Tudo que é necessário é bom estudo, dedicação e vontade de se expressar corretamente nas sentenças, formação das palavras e tudo que se relaciona à gramática. Aqui no Gestão Educacional, você poderá tirar algumas dúvidas mais comuns. Leia mais, abaixo.
Aprenda, aqui, a usar corretamente os porquês e fique por dentro!
Vogal: como funciona?
Conhecidas como fonemas sonoros, as vogais são produzidas “facilmente” pela nossa boca, como se o ar apenas passasse ali. Elas têm o papel de ser o núcleo das palavras. Dessa forma, toda sílaba necessariamente tem uma única vogal.
São cinco as vogais da língua portuguesa: a, e, i, o e u. Elas podem ser pronunciadas de forma oral ou apenas nasal. Além disso, podem ser:
- Átonas: quando são pronunciadas com uma intensidade menor. Por exemplo: até, amanhã.
- Tônicas: pronunciadas com muito mais intensidade. Exemplo: até, amanhã.
Já o timbre pode mudar, sendo:
- Aberto (pé);
- Fechado (amor);
- Reduzidos (ave).
Por fim, há mudanças também na forma de articulação:
- Anteriores ou palatais: a língua sobe em direção ao céu da boca. Exemplo: é, ê e i;
- Posteriores ou velares: a língua vai em direção ao palato mole. Exemplos: ó, û ou u;
- Médias: a língua está baixa. Exemplos: a.
[VEJA TAMBÉM: O QUE É DITONGO]
Semivogais
Os fonemas não são chamados apenas de vogais. Podem aparecer em conjunto com outra vogal, sendo emitidas em apenas uma emissão (em uma sílaba). Assim, os fonemas são conhecidos comumente como semivogais, sem o papel de ser o núcleo silábico.
Exemplos clássicos são: papai, saudade, história, série, cães e nódoa.
Diferença entre vogais e semivogais
A vogal é o centro da sílaba, já a semivogal não. As vogais são o apoio das semivogais. Assim, a separação das sílabas acontece com as semivogais juntas, por exemplo: cárie (cá-rie).
[CONFIRA TAMBÉM: O QUE É SEPARAÇÃO SILÁBICA]
Consoantes
Têm como principal característica a emissão do som com obstáculos, já que há impedimento da saída do som. A formação das sílabas é apoiada ao som da vogal. Elas podem ser orais, nasais, surdas ou sonoras.