Climas do Nordeste do Brasil – Tipos e Características da vegetação da região

A Região Nordeste é uma das maiores regiões do país, abrangendo cerca de 18% do território nacional. Está dividida entre nove Estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe), e possui o maior litoral dentro do Brasil.

Tipos de Clima da Região Nordeste do Brasil

Por conta de seu tamanho e posição geográfica, a Região Nordeste possui uma grande variação climática, que lhe permite apresentar quatro climas diferentes ao longo de seu território.São eles:

Mapa de Climas Região Nordeste Brasil

 

Equatorial

Esse tipo de clima é predominante na estreita faixa da fronteira do estado do Maranhão com o estado do Pará, que fica na Região Norte. O clima equatorial úmido apresenta temperaturas elevadas, com médias entre 25 e 27 graus, e um índice pluviométrico alto, com grande quantidade de chuva ao longo do ano todo (média anual de 2.000 a 3.000 milímetros), assim como as demais regiçoes que passam próximas a linha do equador. 

Semiárido

O clima semiárido predomina na porção central do Nordeste brasileiro. É encontrado em parte do Estado do Piauí, no Meio Norte e em parte da Zona do Sertão, nos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Bahia. Essas regiões sofrem com a irregularidade das chuvas (índice pluviométrico inferior a 700 milímetros anuais, normalmente ocorrendo entre os meses de abril a maio), provocando longos períodos de seca e altas temperaturas. Por conta disso, apresenta altos índices de aridez, próximas de um semi deserto. Cabaceiras, município localizado no Estado da Paraíba, é o município mais seco do país.

Tropical

O clima tropical está presente em grande parte do Maranhão, Piauí, Ceará e Bahia. Apresenta verões quentes e chuvosos, com temperaturas elevadas, e um inverno seco, com poucas chuvas e temperaturas amenas, variando entre 18 e 26 graus. O índice pluviométrico nesta região varia entre 1.000 e 1.750 milímetros.

Tropical Úmido

O clima tropical úmido, também chamado de tropical litorâneo, apresenta verões quentes e úmidos, com temperaturas variando entre 25 e 31 graus. As chuvas são irregulares, tendo maior ocorrência entre os meses de abril a julho, com índice pluviométrico médio anual entre 2.000 e 3.000 milímetros.

O Clima Tropical predomina em toda a Zona da Mata, compreendendo uma faixa de terras ao longo do litoral, estendendo-se desde o Rio Grande do Norte até o sul da Bahia. Esse clima também é encontrado na Zona do Agreste e em parte dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Por conta dos planaltos elevados e serras encontradas no local, a região a leste do Agreste, mais próxima da Zona da Mata, recebe mais chuvas do que a região oeste, mais próxima do sertão.

Vegetação da Região Nordeste

Por conta da variação climática, a Região Nordeste apresenta também uma ampla variedade na vegetação local, das quais os principais tipos são:

Mapa de Vegetação Região Nordeste Brasil

Mata Atlântica

Originalmente, a mata atlântica estendia-se do Ceará até o Rio Grande do Sul. Em função dos desmatamentos, hoje só restam cerca de 5% da vegetação original, dispersos em pequenas porções encontradas nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia;

Mata atlântica nordeste

Mata dos Cocais

Essa formação vegetal é uma transição entre os climas semi-árido, equatorial e tropical. Ocorre em parte do Maranhão, do Piauí, do Ceará, do Rio Grande do Norte;

Mata dos Cocais

Cerrado

O tipo de vegetação cerrado ocorre no sul do estado do Maranhão, no sudoeste do Piauí, e no oeste da Bahia, bem como em áreas interioranas das regiões Sul e Centro-Sul do Ceará, Pernambuco e algumas áreas da faixa litorânea que vai do Piauí até o Sergipe.

Cerrado Nordestino

Caatinga

A caatinga é uma formação de vegetais xerófitos (vegetais de regiões secas), típica do sertão. Ocorre em todos os estados nordestinos, com exceção do Maranhão.

Caatinga Nordestina

Vegetações Litorâneas e Matas Ciliares

Essa vegetação litorânea inclui os mangues, restingas e as dunas. As matas ciliares são comuns em regiões de cerrados, mas também podem ser vistas na Zona da Mata. Trata-se de pequenas florestas que acompanham as margens dos rios, funcionando como uma proteção para os rios e mares.

Vegetação ciliar Nordeste

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduanda em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

Quizz

Teste seus conhecimentos sobre Climas do Nordeste do Brasil – Tipos e Características da vegetação da região

1) Assinale a opção que apresenta climas da região Nordeste do Brasil:

  • a) Semiárido, tropical e subtropical
  • b) Subtropical, tropical e equatorial úmido
  • c) Semiárido, tropical e equatorial úmido
  • d) Semiárido, tropical de altitude e equatorial úmido

2) Sobre os climas e as vegetações existentes na região Nordeste do Brasil, assinale V para as proposições verdadeiras e F para as proposições falsas: I.( ) No nordeste do Brasil, são identificados três tipos de climas: semiárido, tropical e subtropical úmido. II.( ) Em locais da região Nordeste em que há ocorrência de clima tropical, a vegetação encontrada é o Cerrado. III.( ) No extremo oeste da região Nordeste, o clima é equatorial úmido. IV.( ) Nas áreas litorâneas, encontra-se a Caatinga, uma formação vegetal adaptada ao clima semiárido. Assinale a alternativa correta:

  • a) FVFV
  • b) FVFF
  • c) VFFV
  • d) FVVF

3) A vegetação típica do sertão nordestino é composta por:

  • a) cana de açúcar.
  • b) mangues.
  • c) caatinga.
  • d) floresta equatorial.

4) (Puccamp) Considere o trecho do Poema “MORTE E VIDA SEVERINA” de João Cabral de Melo Neto. (..) Somos muitos Severinos iguais em tudo e na sina: a de abrandar estas pedras suando-se muito em cima, a de tentar despertar terra sempre mais extinta, a de querer arrancar algum roçado da cinza (...) A leitura do texto e seus conhecimentos sobre a realidade nordestina permitem afirmar que o autor retratou:

  • a) o Corumba na Zona da Mata, onde o trabalho temporário se reduz cada vez mais em função da mecanização do corte de cana.
  • b) as dificuldades do médio e pequeno produtor da Zona da Mata, cada vez produzindo menos em função da perda de fertilidade do solo
  • c) o pequeno agricultor sertanejo, que sofre com a irregularidade do clima e sobretudo com a falta de terras para o plantio de subsistência
  • d) o pobre agricultor do Meio-Norte que sofre com o avanço do processo de desertificação provocado pelas sucessivas queimadas

5) A região Nordeste do Brasil apresenta 1.554.257,0 quilômetros quadrados, essa área do território brasileiro apresenta grandes diferenças em aspectos como clima, vegetação, economia, entre outros. Nesse contexto, a região é dividida em quatro, processo conhecido como as sub-regiões do Nordeste. Essa divisão é composta por:

  • a) Meio-Norte, Sertão, Zona da Mata, Agreste.
  • b) Caatinga, Zona da Mata, Agreste, Sertão.
  • c) Meio-Norte, Litorânea, Zona da Mata, Agreste.
  • d) Amazônica, Sertão, Agreste, Litorânea.

6) Um dos principais problemas do Nordeste é a seca, que periodicamente afeta as atividades agropecuárias da região, matando animais e plantações inteiras. Apesar de atingir todos os estados dessa região, a seca não atinge todas as sub-regiões nordestinas, estando presente apenas:

  • a) no Meio-norte.
  • b) no Sertão.
  • c) no Agreste.
  • d) na Zona da Mata.

7) Presente em partes das regiões Sudeste e Nordeste, apresenta-se com chuvas concentradas em poucos meses do ano, abrindo uma margem para longos períodos de seca, além de médias de temperaturas em torno dos 26ºC anuais. Tais condições favorecem o predomínio de vegetação xerófila.As condições climáticas acima mencionadas fazem referência:

  • a) ao clima subtropical seco.
  • b) ao ambiente desértico de algumas poucas áreas do país.
  • c) ao semiárido nordestino.
  • d) ao quadro natural da região do Cerrado.

Deixe seu comentário