Abaixo ou a baixo – Diferença, Significado e Como Usar
Você sabe qual a diferença de abaixo e a baixo? Confira, aqui no Gestão Educacional, o significado de cada uma e como usar!
- Publicado: 08/10/2021
- Atualizado: 08/10/2021: 09 06
- Por: Rafaela Cortes
Abaixo e a baixo são dois casos peculiares da língua portuguesa: são pronunciados da mesma forma, escritos de maneira ligeiramente diferente (há somente um espaço de diferença) e possuem significados que se assemelham. Essa proximidade entre abaixo e a baixo gera dúvida na hora de escrevê-los.
Afinal, qual é o correto? Nesse caso, não há errado. Tanto abaixo como a baixo existem na língua portuguesa e são aceitos livremente.
No entanto, é importante apontar que abaixo e a baixo possuem significados ligeiramente diferentes e, por isso, devem ser utilizados com cuidado, para evitar erros de português ou de comprometimento da mensagem que se quer passar para a pessoa a quem se dirige.
Antes de saber detalhadamente o significado de cada um, é interessante analisar um pouco mais a respeito dessas palavras. Abaixo é um advérbio de lugar, tratando-se de um termo que modifica um verbo (ou substantivo, adjetivo e outro advérbio), acrescentando a ele uma circunstância. Nesse caso, acrescenta-se uma noção de lugar, de posicionamento.
Já a baixo é uma expressão composta pela preposição “a” e pelo substantivo “baixo”. De modo geral, relaciona-se a outras expressões como “de cima” e “de alto”, formando uma contraposição.
A expressão a baixo é utilizada para referir-se a um sentido de deslocamento de posição de um local alto para um baixo. É justamente por isso que comumente vem acompanhada e em contraposição às expressões “de cima” e “de alto”.
Tudo isso é mais fácil de entender sabendo exatamente os significados de abaixo e a baixo, bem como verificando exemplos de sua aplicação em frases. A seguir, veja essas informações e aproveite para fazer o teste que elaboramos sobre o assunto, só aqui no Gestão Educacional!
Quando usar a baixo ou abaixo?
Abaixo
Trata-se de um advérbio de lugar, que significa “em posição inferior”, “em situação de menor importância” ou “em lugar menos elevado”. Portanto, passa uma noção de posicionamento, como nessas orações:
- Verifique detalhes sobre o assunto, no artigo abaixo;
- Sua performance está abaixo do esperado;
- Suas notas estão abaixo da média da turma;
- João Silva, abaixo assinado, declara que as informações deste documento são verdadeiras;
- A previsão para o inverno é de temperaturas abaixo de 10 graus Celsius.
Um detalhe importante: é comum em algumas comunicações escritas, especialmente em e-mails, o uso de abaixo acompanhado do verbo “seguir”. A maior dúvida, nesse caso, é se o advérbio ou o verbo são flexionados no plural.
Há uma regra que ajuda a esclarecer essa dúvida: somente o verbo “seguir” será flexionado, concordando com o sujeito. Abaixo é invariável, sempre.
Verifique exemplos dessa regra aplicada com “segue abaixo” ou “seguem abaixo”:
- Segue abaixo tabela demonstrativa;
- Seguem abaixo tabelas demonstrativas;
- Segue abaixo documento para inscrição;
- Seguem abaixo documentos para inscrição.
Outra dúvida frequência se é correto dizer ladeira a baixo ou abaixo. O correto é “ladeira abaixo”.
Existe, ainda, mais um caso de aplicação do advérbio abaixo: ele pode ser empregado como interjeição. Confira uma lista de exemplos que se aplicam a essa situação:
- Abaixo à ditadura!
- Abaixo ao fascismo!
- Abaixo ao autoritarismo!
- Abaixo ao racismo!
A baixo
A baixo é uma expressão que significa “para baixo”, “até embaixo”. Seus antônimos são as também expressões “de alto” e “de cima”. Geralmente, aparece em contraposição aos seus antônimos nas frases:
- Olhou-me de cima a baixo;
- Vistoriou o apartamento de alto a baixo;
- Rasgou o vestido de cima a baixo;
- Fez uma foto de cima a baixo da obra de arte.
Um ponto importante a ser ressaltado é que, embora tenha sentido de “para baixo”, a preposição “a” da expressão não leva crase, porque “baixo” é uma palavra masculina.
Como usar abaixo e a baixo?
Para melhor entendimento, veja essas dicas:
- Abaixo: substitua a palavra por seus sinônimos, por exemplo, “embaixo”, “sob”, “debaixo”. Se o sentido da oração não for alterado, abaixo é a opção correta;
- A baixo: troque pelo sinônimo “para baixo” ou “até embaixo”. Caso a frase permaneça com o mesmo sentido, a expressão a baixo deve ser utilizada.
Preencha as lacunas com abaixo e a baixo:
- a) Gostaria de analisar essa peça de cima ________.
- b) Seu desempenho está _____ do meu.
- c) Seu nome está _____ do meu na lista de convocados.
- d) ______ ao bullying!
- e) Seguem _____ fotos da festa.
- f) Gosta de medir as roupas de cima _______.
Respostas
A baixo – Abaixo – Abaixo – Abaixo – Abaixo – A baixo.