Adverbial Clauses – O que são? Tipos e Exercícios Resolvidos


As chamadas “adverbial clauses” são orações subordinadas que exercem, em relação à oração principal, o papel de advérbio. Embora esse pareça um assunto difícil, ele não é tão complicado, assim, de se entender. Porém, é preciso ter bastante cuidado para não confundir “adverbial clauses” com “adverbial phrases”! Embora parecidos no nome e no conceito, eles não são a mesma coisa!

Neste artigo do Sim para todos, você verá tudo a respeito das adverbial clauses! Ao final, você contará com um exercício para testar o conhecimento que terá aprendido. Sem mais delongas, vamos aos estudos!

Adverbial Clauses

O que são “adverbial clauses”?

Dá-se o nome “adverbial clauses” (“orações adverbiais”) ao grupo de palavras que exercem, na oração, o papel de advérbio. Advérbio é uma classe de palavras responsável por modificar o sentido de um adjetivo, de um advérbio ou, especialmente, de um verbo. Veja os exemplos:

(1) Usain Bolt runs quickly.

(Usain Bolt corre rapidamente)



(2) Usain Bolt runs very quickly.

(Usain Bolt corre muito rapidamente)

(3) Usain Bolt runs as fast as a human can run.

(Usain Bolt corre tão rápido quanto um humano pode correr)

Em (1), temos um exemplo de um simples advérbio: “quickly” está acrescentando informações ao verbo “to run”, indicando a maneira como Usain Bolt corre: ele não apenas corre, ele corre rapidamente.

Em (2), temos um exemplo de adverbial phrase (não é a mesma coisa que adverbial clause, como veremos!), que por sua vez também está alternando o significado do verbo “to run”: ele não apenas corre, ele corre muito rapidamente. Perceba, porém, que a oração possui outro advérbio: “very”, que está modificando o sentido de “quickly” – ele não corre apenas rapidamente, ele corre muito rapidamente.

Em (3), por sua vez, temos um exemplo de adverbial clause: todo o trecho em negrito, “as fast as a human can run”, está modificando o sentido do verbo “to run”: ele não apenas corre, ele corre tão rápido quanto um humano pode correr.

Entendeu o que é um advérbio e o que é uma oração adverbial? Aposto que sim! Porém, provavelmente você não conseguiu perceber, ainda, o que diferencia uma adverbial clause de uma adverbial phrase. Vejamos agora!

Adverbial phrase x adverbial clause

Como mencionado, adverbial phrase e adverbial clause não são a mesma coisa. Ambas consistem em grupos de palavras que, na oração, exercem papel de advérbio, porém, com diferenças.

Isso porque as adverbial clauses necessariamente possuem um sujeito e um verbo dentre as palavras que as constituem. As adverbial phrases, entretanto, não! Retomemos os exemplos passados e vejamos a comparação:

(4) Usain Bolt runs very quickly.

(5) Usain Bolt runs as fast as a human can run.

Em (4), temos um exemplo de adverbial phrase, uma vez que o agrupamento de palavras que exerce função de advérbio não possui um novo sujeito e um novo verbo, apenas dois advérbios.

Já em (5), perceba que um novo sujeito (a human) e um novo verbo (“run”, precedido pelo verbo modal “can”) foram adicionados. O termo em negrito, portanto, se trata de uma adverbial clause, pois possui sujeito e verbo e desempenha papel de advérbio.

As adverbial clauses, funcionando como orações subordinadas à oração principal, exigem a presença de uma conjunção subordinativa (como “as”, no exemplo 5), que serve para introduzir a nova oração.

Tipos de adverbial clauses

Os principais tipos de adverbial causes são os seguintes:

  • Adverbial clauses of time: indicam o tempo para a ação da oração principal ocorrer, respondendo à pergunta: “when?” (“quando?”). São introduzidas geralmente por: after, as, as soon as, before, once, since, till, the moment (that), until, whenever, when, while;
    • Call me as soon as you are ready.
  • Adverbial clauses of place: indicam o local em que a ação da oração principal vai ocorrer, respondendo à pergunta “where?” (“onde?”). São introduzidas geralmente por: where, wherever, everywhere.
    • You should start looking where nobody would look.
  • Adverbial clauses of manner: indicam a maneira, ou seja, como a ação da oração principal é realizada, respondendo à pergunta “how?” (“como?”). São introduzidas geralmente por: as, as if, as though, how, just as, like, the way that.
    • Mary stared at me as if she had seen a ghost.
  • Adverbial clauses of reason: indicam a razão por trás da ação da oração principal, respondendo à pergunta “why?” (“por quê?”). São introduzidas geralmente por: as, because, since.
    • I don’t trust you because you already lied to me.
  • Adverbial clauses of purpose: indicam o propósito da ação da oração principal, respondendo à pergunta “why?” (“por quê?”). São introduzidas geralmente por: so that, in order that, in case, lest.
    • I was cautious in order to avoid accidents.
  • Adverbial clauses of condition: indicam uma condição para que a ação da oração principal ocorra, respondendo à pergunta “how?” (“de que modo?”). São introduzidas geralmente por: if, unless.
    • You will get soaked unless you come indoors.
  • Adverbial clauses of contrast: indicam uma declaração que contrasta com a ação da oração principal. São introduzidas geralmente por: though, although, even though, while, whereas, even if.
    • Even if you do your best, you won’t get a raise.

Exercícios Resolvidos

1. Identifique o tipo das adverbial clauses Há uma para cada tipo abordado nesse artigo.

a) Since it was raining, I choose to stay home.

Trata-se de uma adverbial clause of _________.

b) I found it where I had left it.

Trata-se de uma adverbial clause of _________.

c) Although leaving early, Gabriel arrived late.

Trata-se de uma adverbial clause of _________.

d) You can go whenever you like.

Trata-se de uma adverbial clause of _________.

e) You’re acting like I’m a stranger.

Trata-se de uma adverbial clause of _________.

f) I’ll leave the light on in case you get back early.

Trata-se de uma adverbial clause of _________.

g) If you study hard for the test, you will achieve the desired grade.

Trata-se de uma adverbial clause of _________.

RESPOSTAS

1. a) Reason – b) Place – c) Contrast – d) Time – e) Manner – f) Purpose – g) Condition.


Os diferentes usos de “Get” em Inglês: Phrasal Verbs e Expressões Idiomáticas

Um dos verbos mais utilizados no inglês é o verbo Get. Conheça os seus diferentes usos, em phrasal verbs e expressões idiomáticas.

Os diferentes usos de Get em Inglês Phrasal Verbs e Expressões Idiomáticas
👉 Continue Lendo.. Clique aqui

Flavio Carvalho

Editor responsável pelo portal. Com mais de 15 anos de experiência na produção de conteúdo online.

Os diferentes usos de Get em Inglês Phrasal Verbs e Expressões Idiomáticas
Os diferentes usos de “Get” em Inglês: Phrasal Verbs e Expressões Idiomáticas
Um dos verbos mais utilizados no inglês é o verbo…
Ver mais Você permanecerá no nosso site
×