Ecologia Marinha: os desafios e a importância da conservação dos oceanos
A ecologia marinha é o estudo de como as espécies interagem com seu ambiente, incluindo como usam e interagem umas com as outras.
- Publicado: 08/02/2023
- Atualizado: 02/02/2023: 17 22
- Por: Graziela Andrade
A ecologia marinha é o estudo de como as espécies interagem com seu ambiente, incluindo como usam e interagem umas com as outras, e como essas interações afetam seu entorno.
Ecologia marinha
A ecologia marinha é um dos aspectos mais importantes da ciência oceânica e envolve o estudo de uma série de organismos que vivem, ou viveram, nos oceanos. Os organismos marinhos são encontrados em todo o mundo, desde o plâncton microscópico até animais maiores, como peixes, baleias e tubarões.
Esta ecologia se concentra em como as espécies interagem com os oceanos, o ar, a atmosfera e a terra. Para entender estas interações, é importante entender como o oceano funciona. Isto pode ser feito estudando as águas e sua interação com a atmosfera.
Os ecologistas marinhos estão preocupados em compreender muitos aspectos da ecologia marinha. Isto inclui as mudanças climáticas, bem como as mudanças climáticas em conjunto com outras questões ambientais, tais como espécies invasoras ou poluição.
A importância da conservação dos oceanos
A conservação dos oceanos está enfrentando novos desafios para proteger os maiores ecossistemas da Terra. A necessidade de proteção dos oceanos está se tornando mais urgente, uma vez que os oceanos estão enfrentando ameaças e pressões sem precedentes das mudanças climáticas, da poluição e da pesca excessiva.
O ambiente marinho é complexo e dinâmico; inclui uma intrincada interação de adaptação, cooperação e competição entre espécies, organismos individuais e comunidades. As rupturas deste equilíbrio natural podem ter consequências potencialmente desastrosas para o bem-estar humano, inclusive em nossa capacidade de viver de forma sustentável no planeta.
Os oceanos sustentam diversas vidas e nos fornecem alimento, água e abrigo. Mas eles também enfrentam alguns grandes desafios:
- A acidificação oceânica está tornando mais difícil para os organismos do oceano formar conchas ou esqueletos;
- A mudança climática está mudando os padrões climáticos ao redor do mundo, o que afeta a vida marinha, assim como as pessoas que dependem da pesca ou do turismo.