Está ou estar – Quando usar? Regras de gramática com exemplos
Confira aqui quando estar a palavra ESTÁ e a palavra ESTAR. Aprenda a diferenciar e quais são as regras gramaticais para o uso. COM EXEMPLOS!
- Publicado: 23/10/2018
- Atualizado: 11/06/2022: 18 57
- Por: Rafaela Cortes
Tanto “está” como o “estar” estão corretos, a diferença fica por conta do contexto em que devem ser utilizados. No caso do “está”, o verbo é na 3ª pessoa do singular do presente, exemplos: ele está enjoado ou minha caneta está na sala. Já o “estar” é um verbo infinitivo, devendo ser utilizado para expressar algo no futuro, como nos exemplos: “Bruno ainda não chegou, ele deve estar atrasado” ou “para fazer o vestibular, é preciso estar preparado”.
Confira, abaixo, a explicação gramatical para o uso de cada versão da palavra e exemplos que mostram algumas situações práticas de como usá-la no dia a dia.
Quando usar “está”?
O verbo “está” é uma versão conjugada do original “estar”. Ele é conjugado na terceira pessoa do singular (ele/ela), o que faz com que seja usado no tempo verbal presente. Na prática, a palavra pode ser utilizada para descrever ações que estão acontecendo em um determinado momento presente.
Exemplos:
- Meu avô está internado;
- Ela está feliz na nova escola;
- O pai de Júlio está em São Paulo;
- A enfermeira está de folga.
Quando usar “estar”?
O verbo estar é o infinitivo impessoal, devendo ser usado, sobretudo, quando há um sujeito bem definido, como um objeto ou uma pessoa. Sentenças que possuem preposições também costumam funcionar com o uso da palavra “estar”.
Exemplos:
- A minha mãe deve estar feliz, pois eu lavei a louça;
- A essa hora, Helen já deve estar indo embora;
- Acho que já vou, devem estar me esperando;
- Nossa, já são 18 horas! Meu pai deve estar atrasado;
- Minha prima, sempre que vai ao shopping, gosta de estar arrumada.
Quando usar “esta”?
Outra dúvida frequente de português é quando usar esta ou está. A diferença sonora fica na acentuação, que faz da palavra “está” um verbo na terceira do singular e do “esta” um pronome demonstrativo.
Portanto, a palavra “esta” (sem acento) deve ser usada para algo ou alguém que está perto da pessoa que fala ou para referir-se a algo que ainda será mencionado no discurso.
Exemplos:
- Esta pasta é da minha mãe;
- Esta é a primeira vez que eu tiro 10 em uma prova;
- Esta pergunta é muito confusa;
- Esta menina é excepcional.
[Confira também: a diferença entre essa e esta]
Conjugação do verbo estar
Para não errar mais, faça a conjugação verbal, para saber qual é a versão certa a ser usada:
Verbo estar no presente do indicativo
- Eu – estou;
- Tu – estás;
- Ele – está;
- Nós – estamos;
- Vós – estais;
- Eles – estão.
Verbo estar no imperativo
- Tu – está;
- Ele – esteja;
- Nós – estejamos;
- Vós – estais;
- Eles – estejam.
Se, na hora da escrita, ainda tiver dúvidas, tente substituir a palavra por sinônimos, assim, rapidamente perceberá se a forma do “estar” que você está utilizando faz sentido naquela sentença ou não.