Muitas das datas comemorativas dos Estados Unidos da América também são comemoradas no Brasil. Isso porque muito da cultura americana é replicado aqui, graças ao globalismo, à indústria cultural, às mídias sociais e, obviamente, à posição de destaque dos EUA na economia mundial.
Mas será que você conhece todas elas de cor? Será que todas são também comemoradas no seu país? Descubra isso e muito mais agora, no Sim para todos!
New Year’s Day (1º de janeiro)
O primeiro dia do ano no calendário gregoriano também é comemorado nos EUA. Nesta data, e na noite de 31 de dezembro, enquanto aguardam a virada do ano, as pessoas costumam ficar em família, festejar, comer e beber.
Assim como no Brasil, é comum as pessoas fazerem uma New Year’s resolution (promessa de ano novo), a fim de (tentar) abandonar algum comportamento, vício ou hábito do ano passado. Agora, se vão cumprir, é outra coisa, não é?
Além disso, na Times Square, em Nova Iorque, uma bola gigantesca é colocada sobre uma das torres, que começa a descer às 23:59, com a multidão contando os segundos até a meia-noite. Quando o relógio vira, fogos de artifício são lançados e as pessoas trocam felicitações, com música e muita festa.
Martin Luther King Jr Day (Terceira segunda-feira de janeiro)
Feriado nacional nos EUA, a data de nascimento de Martin Luther King Jr., pastor protestante e ativista político americano que lutou pelo direito dos negros no país, com pulso firme, apesar da abordagem não-violenta, também é festejado pelos americanos, sempre na terceira segunda-feira de janeiro.
Atualmente, é comum, na data em questão, as pessoas praticarem trabalho voluntário em memória ao importante líder.
Valentine’s Day (14 de fevereiro)
Apesar de não ser um feriado nacional, a data é bastante celebrada e replicada pelo mundo. Nos Estados Unidos, a moda é comprar os famosos Valentine’s Day (Cartões do Dia dos Namorados), com mensagens carinhosas e apaixonadas. Mas a graça, mesmo, é confeccionar o cartão que será entregue para a pessoa amada.
Easter (entre 22 de março e 25 de abril)
A páscoa também é muito celebrada nos EUA, mas diferente de como é no Brasil. Nada de mercados abarrotados de ovos de páscoa. Lá, a tradição é presentear uns aos outros com cartões ou coelhos de pelúcia. E, por se tratar de um feriado cristão, os fiéis vão muito à igreja.
Além disso, há a famosa Easter Egg Hunt (caça aos ovos), em que os adultos escondem ovos decorados para as crianças encontrarem.
Mother’s Day (Segundo domingo de maio)
O famoso Dia das Mães, em que se comemora e homenageia as mães. O primeiro registro da comemoração é de 10 de maio de 1908, quando Anna Jarvis celebrou a data em uma igreja na Virgínia Ocidental.
Durante o dia, as famílias vão à igreja, presenteiam suas mães com craveiros e realizam almoços em família. Obviamente, a data é marcada por lojas de departamento lotadas e muitas promoções.
Independence Day (4 de julho)
Este feriado nacional comemora a declaração de independência dos Estados Unidos, que ocorreu em 4 de julho de 1776, em que o Segundo Congresso Continental declarou que as Treze Colônias Americanas não mais seriam subordinadas à coroa britânica.
A data é comemorada com fogos de artifício, desfiles, churrascos e reuniões familiares. Algumas das músicas patrióticas cantadas no dia são The Star-Spangled Banner, America the Beautiful e Yankee Doodle.
Father’s Day (terceiro domingo de junho)
O famoso Dia dos Pais. Nos Estados Unidos, a data tem até um ponto de origem: Sonora Luize, em 1909, criou a data para homenagear seu pai, William Jackson Smart, espalhando-se pelo país e sendo oficializada em 1972 pelo presidente Nixon.
“Coincidentemente”, o número de vendas de gravatas cresce exponencialmente nessa data.
Halloween (31 de outubro)
Não o mais comemorado pelos americanos, mas certamente o mais repercutido pelo mundo, o Halloween (no Brasil chamado Dia das Bruxas) coincide com o All Hallow’s Day (Dia de todos os Santos), e não por acaso: durante esse período do ano, ocorre um temo litúrgico de três dias em que vela e lembra dos mortos, especialmente daqueles com ligação com a igreja. As origens, especialmente das tradições da festa, também têm relação com a data celta do Samhain, antigo festival de colheita.
Algumas das atividades relacionadas à data são: trick-or-treating (gostosuras ou travessuras), confeccionar e vestir fantasias, esculpir abóboras, acender fogueiras, etc.
Thanksgiving (quarta quinta-feira de novembro)
Outro feriado americano muito famoso, o Dia de Ações de Graça teve origem nos festivais de colheita, recordando o primeiro Dia de Ações de Graça, em 1621, em que peregrinos se reuniram com nativo-americanos para comemorar a primeira colheita no novo continente. A data foi oficializada no calendário americano por George Washington, em 1789.
As comemorações incluem: ações de caridade, almoços com peru assado (época em que peru é mais consumido, fazendo com que alguns chamem a data de “Dia do Peru”) e outros pratos, como macarrão com queijo, idas à igreja, desfiles, eventos esportivos, etc.
Christmas (25 de dezembro)
Reconhecidamente a data mais comemorada (e não só nos EUA), a data que comemora o nascimento de Cristo é caracterizado, nos EUA, pelas decorações de luzes, pinheirinhos, bonecos de neve, e todas aquelas decorações que já estamos familiarizados.
Além disso, não se pode deixar de mencionar a troca de presentes entre familiares e amigos, confraternizações, reuniões familiares e, obviamente, a ceia, que conta com peru assado, rosbife de presunto, torta de abóbora, geleia de cranberry, eggnog, etc.
Confira aqui no Gestão Educacional uma lista completa de objetos escolares em inglês para você expandir seu vocabulário no idioma!
👉 Continue Lendo.. Clique aqui