Mau humor ou mal humor? – Como se escreve e exemplos de como usar
Não sabe qual é o certo, se mau humor ou mal humor? Confira aqui como se escreve e exemplos de como usar corretamente cada palavra.
- Publicado: 07/12/2021
- Atualizado: 07/12/2021: 14 16
- Por: Alexandre Peres
Precisou escrever essa expressão, mas não sabe qual é a forma correta? Pois confira a seguir se o correto é “mau humor” ou “mal humor” e tire todas as suas dúvidas em relação a isso de uma vez por todas!
Mau humor ou mal humor?
A forma correta de escrita da expressão é mau humor. Qualquer outra variação, como mal humor, mal-humor ou até mesmo mau-humor estão erradas.
Primeiramente, para entender o porquê disso é preciso compreender a diferença entre mau e mal. Mau, grafado com “u”, é usado principalmente como um adjetivo e é o oposto de “bom”. Por outro lado, “mal”, grafado com a consoante “l”, é o oposto de “bem” e pode ser usado como um advérbio, um substantivo ou uma conjunção.
No caso da expressão “mau humor”, o termo que antecede o substantivo “humor” está qualificando o substantivo em questão, indicando o tipo de humor de que se está falando; logo, trata-se do adjetivo “mau”.
O oposto de “mau humor” seria “bom humor”, expressão construída justamente a partir do emprego de um adjetivo antônimo de “mau”, ou seja, do adjetivo “bom”. Justamente por isso ninguém diz “bem humor”, pois “bem”, da mesma maneira que “mal”, é usado apenas como advérbio, substantivo ou conjunção, nunca como adjetivo.
Confira alguns exemplos de orações em que a expressão “mau humor” foi empregada:
- É bom não mexer com a Joana… ultimamente ela vive de mau humor.
- Ninguém aguenta mais este seu mau humor…
- Durante esta quarentena, não tem um dia em que eu não fique de mau humor.
Como se escreve a palavra mal-humorado?
Exatamente dessa forma, lembrando do uso do hífen de acordo com as regras ortográficas.
Quando usar mal?
Como comentamos, “mal” é usado como substantivo, advérbio ou conjunção. Esse termo nunca será usado como adjetivo. Confira alguns exemplos da utilização de “mal”:
- Eu sofro de um mal sem cura… (substantivo, indicando algo danoso)
- Não estudei e acabei indo mal na prova… (advérbio, indicando, nesse exemplo, que algo foi realizado de maneira insatisfatória)
- Mal se casaram, já começaram a discutir. (conjunção, ligando orações e introduzindo uma oração com uma informação que ocorre logo após outra)
Quando usar mau?
Mau, por sua vez, é usado principalmente como adjetivo, sendo o oposto de “bom”, embora ainda possa ser usado como substantivo masculino ou como interjeição. Confira alguns exemplos:
- Os maus nunca vencem. (substantivo, indicando aquele que pratica maldade)
- Não acredito… Mau! Mau! (interjeição, indicando desagrado)
- Fulano é um mau perdedor (adjetivo, indicando, nesse exemplo, alguém cujo desempenho deixa a desejar)
Na expressão “mau humor”, como vimos, o termo “mau” foi empregado com a função de adjetivo. O sentido do adjetivo, nesse caso, é de “contrário ao que é bom”.
Continue os estudos!
Por fim, confira a seguir outros artigos do Gestão Educacional tratando de dúvidas que podem te interessar!
Ficou alguma dúvida? Então deixe um comentário e não se esqueça de nos ajudar avaliando este post!