Metáfora – O que é? Como usar? Exemplos e Exercícios para testar seus conhecimentos!
Conheça a metáfora, uma figura de linguagem muito comum e recorrente no nosso vocabulário. Veja como ela funciona, para que serve, quando e como deve ser usada. Trouxemos vários exemplos de metáforas para você fixar seu uso e significado. Aprenda de uma vez e não erre nunca mais.
- Publicado: 25/09/2019
- Atualizado: 25/09/2019: 17 28
- Por: Rafaela Cortes
A metáfora é mais uma dos diversos tipos de figuras de linguagem que existem. A figura de linguagem é uma estrutura da língua portuguesa que permite intensificar e dar ainda mais ênfase a uma frase, podendo, até mesmo, mudar completamente o significado final daquilo que foi dito.
As figuras de linguagem permitem uma maior personificação dentro da literatura, atribuindo a personagens um jeito único. Muitas vezes, de tão comum que elas são na nossa língua, acabamos utilizando sem ao menos perceber.
Uma das mais usadas entre as figuras é a metáfora. Apesar de ser recorrente, ela ainda causa dúvidas nas pessoas. Aprenda mais sobre, a seguir!
O que é Metáfora?
A metáfora é um recurso semântico chamado de figura de linguagem que melhora a expressividade de um texto literário para seus escritores e leitores. Ela revela a semelhança entre dois termos que não estão necessariamente ligados ao seu sentido literal.
Do latim, metaphora, significa “mudança” e “transposição”. Ela é uma comparação de palavras, em que um termo substitui outro. Por exemplo:
- Minha prima é um doce.
A prima da frase não é de fato feita de açúcar ou se parece fisicamente como um pirulito ou um pedaço de bolo, por exemplo. Porém, essa comparação indica que a pessoa é muito meiga, gentil e querida. Assim, a menina é comparada com a delicadeza e suavidade de um doce, porém sem fazer uma comparação direta, mantendo alguns termos ocultos. Mesmo assim, é possível a total compreensão da sentença.
A comparação acontece por meio da analogia de duas palavras, ou seja, pela semelhança de duas coisas distintas. Para que surja essa analogia, é preciso uma semelhança entre os dois termos usados.
A metáfora é tão comum que, durante uma conversa de 1 minuto, o ser humano tende a utilizá-la, em média, 4 vezes. Porém, essa figura de linguagem, assim como muitas outras, está tão enraizada na nossa cultura que nem nos damos conta de estarmos a utilizando.
Exemplos de Metáforas
- Estou sempre carregando o mundo nas costas.
A pessoa não poderia jamais, por questões de física, carregar qualquer planeta nas costas. Porém, significa que ela está cuidando demais de coisas que não são dela; está tentando resolver o problema de todo mundo e aguentando coisas a mais do que deveria para a sua saúde mental. O mundo é muito “pesado”, assim como os últimos acontecimentos da vida dessa pessoa.
- Ganhei rios de dinheiro depois de largar a faculdade.
A pessoa que desistiu da sua formação não ganhou mesmo um rio com muito dinheiro dentro, mas, assim como o fluxo constante das correntezas desse rio, a conta bancária dela recebeu dinheiro na mesma proporção.
- Você acordou azeda hoje, hein!
Ninguém lambeu a pessoa e percebeu que ela estava com um sabor ácido. Essa frase se associa à pessoa de mau-humor, difícil de lidar, quando está emburrada e não sendo tão agradável – assim como o gosto muito azedo desagrada algumas pessoas.
Conseguiu entender a metáfora? Entre as figuras de linguagem, essa é uma das mais fáceis de compreender, devido à recorrência do seu uso no vocabulário. Conheça todas as figuras de linguagem, para não perder nenhum desses recursos incríveis da Língua Portuguesa!
Agora que você já sabe um pouco mais a respeito da metáfora, que tal testar os seus conhecimentos nos exercícios que preparamos para você? Basta rolar até o final da página e se divertir! Ah, e não deixe de compartilhar com os seus amigos, desafiando eles também.