O que foi o Plano Real? Entenda a história e sua importância para a economia brasileira
Um dos grandes capítulos da história brasileira foi o Plano Real. O projeto do governo Itamar Franco foi responsável para enfrentar a inflação
- Publicado: 10/02/2023
- Atualizado: 09/02/2023: 17 25
- Por: Douglas Nunes da Silva
Um dos grandes capítulos da história da economia brasileira foi o do Plano Real. O projeto do governo Itamar Franco foi responsável para enfrentar um terrível vilão dos brasileiros. Saiba o que foi o Plano Real e as consequências dele.
Porque foi necessário o Plano Real?
Antes de saber o que foi o Plano Real, é importante compreender a necessidade de ter sido criado um.
O plano surgiu devido à crise da hiperinflação no país, que maltratava o bolso dos brasileiros desde 1979. Foram tentados outros 12 projetos para conter esta crise até a chegada do Plano.
Muitos chegaram a ter êxito nos primeiros meses, mas logo viam a inflação se descontrolar novamente.
O que foi o Plano Real?
O Plano Real foi um conjunto de medidas econômicas adotadas no Brasil em 1994. Tinha como objetivo estabilizar a economia e combater a inflação.
O Plano incluiu a criação de uma nova moeda, o real, que substituiu o cruzeiro, bem como a adoção de medidas fiscais rigorosas e a abertura da economia ao comércio internacional. Além disso, foi estabelecido um sistema de metas para a inflação, no qual o Banco Central do Brasil se comprometeu a manter a inflação dentro de determinados limites.
A implementação do Plano Real teve resultados positivos e foi decisiva para estabilizar a economia brasileira. A inflação caiu rapidamente e a economia começou a crescer. Isso abriu caminho para a melhoria das condições financeiras e sociais do país.
Quem fez o Plano Real?
Fernando Henrique Cardoso foi o nome que ganhou maior destaque pela elaboração do Plano Real. Isso aconteceu porque ele era o ministro da fazenda na ocasião e foi o responsável por montar a equipe econômica que montou o projeto.
Além de FHC, André Lara Resende, Pérsio Arida, Pedro Malan, Winston Frisch, Edmar Bacha e Gustavo Franco também faziam parte do grupo.
No entanto, ainda no período de implantação, ele deixou o cargo de Ministro para concorrer à Presidência em 1994. No lugar dele entrou Rubens Ricupero, que deu sequência no plano.
Referências
Com informações de Senado Federal e USP.