Estudantes de diferentes níveis afirmam que quando precisam falar com um nativo da língua inglesa ficam nervosos e esquecem tudo o que sabem. Esse acontecimento é muito comum e apenas o contato mais frequente com nativos poderá auxiliar e conter o nervosismo.

Normalmente quando estudamos inglês, nossos professores e colegas são brasileiros e temos facilidade em assimilar o sotaque e entender a maioria do que é dito. Ao entrar em contato com um nativo pela primeira vez, o sotaque é diferente e leva um tempo para o ouvido acostumar, isso gera o nervosismo e o branco por fim.
Por telefone, essa situação é ainda pior, pois não é possível analisar a linguagem corporal e a entonação de uma cultura é diferente da outra. No entanto, não é preciso ficar nervoso, como todas as situações em nossas vidas, conversar com um estrangeiro pode se tornar algo natural com o tempo.
Use a Tecnologia
É possível utilizar a tecnologia a nosso favor nesse caso, entrar em fóruns específicos e tentar conversar com colegas estrangeiros on-line e perder o nervosismo aos poucos. Praticar o listening diariamente também ajuda a preparar o estudante para essas situações, quanto maior for a sua compreensão auditiva melhor será a sua produção quando precisar lidar com estrangeiros.
Filmes, série e Programas de TV

Assistir filmes e séries com legendas em inglês ou sem legendas dependendo do nível é outra forma de entrar em contato com a língua diariamente. Os jornais e transmissões de esportes podem ser um pouco mais difíceis de compreender no início, por isso é importante começar com calma, deixar o programa ligado e tentar entender os contextos e com o tempo a totalidade das palavras. Tudo que é novo em nossas vidas pode causar algum tipo de nervosismo, portanto pratique inglês diariamente para adquirir cada vez mais segurança.
Confira aqui no Gestão Educacional uma lista completa de objetos escolares em inglês para você expandir seu vocabulário no idioma!
👉 Continue Lendo.. Clique aqui