Substantivo comum de dois gêneros – O que é? Exemplos e Exercícios
Você está com dúvidas nas aulas de português a respeito do substantivo comum de dois gêneros? No Gestão Educacional, você confere o que são e exemplos.
- Publicado: 23/07/2019
- Atualizado: 23/07/2019: 10 48
- Por: Alexandre Peres
Os substantivos comuns de dois gêneros são aqueles que possuem uma mesma forma para ambos os gêneros, sendo distinguidos em gênero apenas pelos determinantes que a eles se relacionam.
Quer saber um pouco mais sobre eles? Pois confira este artigo completo que nós, do Gestão Educacional, preparamos para você! Ah, e não se esqueça dos exercícios ao final do conteúdo, ein?!
Substantivo comum de dois gêneros: o que é?
Os substantivos comuns de dois gêneros são aqueles que possuem apenas uma forma para ambos os gêneros, ou seja, uma mesma forma para o masculino e para o feminino. Veja alguns exemplos:
- O cliente;
- A cliente;
- O jornalista;
- A jornalista;
- O dentista;
- A dentista.
Perceba que, por mais que o artigo mude (o ou a), não há nenhuma alteração na estrutura da palavra.
Vale observar que isso não significa que eles não sejam diferenciados em masculino e feminino. Os exemplos acima mostram que eles são distintos, sim, mas não pelo acréscimo de uma desinência de gênero (-a ou -o) no final da palavra: eles são diferenciados entre masculino e feminino pelo gênero do determinante que os antecede, ou seja, pelo artigo, pela preposição, pelo adjetivo etc.
Além disso, convém comentar que todos os substantivos e adjetivos terminados em -ista são comuns de dois gêneros, como pianista, capitalista, taxista etc.
É o mesmo que substantivo sobrecomum e epiceno?
A resposta é não. Os substantivos de dois gêneros não devem ser confundidos com os substantivos sobrecomuns nem com os substantivos epicenos.
Como vimos, os substantivos comuns de dois gêneros são aqueles que possuem uma mesma forma para ambos os gêneros, mas que são diferenciados em gênero pelos determinantes que os antecedem.
Já os substantivos sobrecomuns são aqueles que possuem apenas um gênero e servem para designar/indicar pessoas de ambos os sexos. Por exemplo: “a pessoa”. Esse substantivo, apesar de feminino, é usado para designar indivíduos de ambos os sexos. Não há “o pessoa” para se referir especificamente aos indivíduos do sexo masculino.
Os substantivos epicenos, por sua vez, são aqueles que designam nomes de animais que possuem um só gênero gramatical, servindo, também, para ambos os sexos da espécie em questão. Por exemplo: “a mosca”, não existindo “o mosca”.
Portanto, substantivos comuns de dois gêneros não são a mesma coisa que substantivos epicenos e sobrecomuns.
Exemplos de substantivos comuns de dois gêneros
- O/a aborígene;
- O/a artista;
- O/a camarada;
- O/a colegial;
- O/a compatriota;
- O/a gerente;
- O/a pianista;
- O/a servente.