Substantivo concreto – O que é? Regras, Exemplos e Exercícios
Você está com dúvidas nas aulas de português a respeito do substantivo concreto? Aqui, no Gestão Educacional, nós te explicamos tudo sobre o assunto!
- Publicado: 03/07/2019
- Atualizado: 08/05/2022: 16 03
- Por: Alexandre Peres
O substantivo é uma classe de palavra com a qual os seres, em geral, são nomeados. Há diversos tipos de substantivo. Neste artigo, trataremos a respeito de um dos vários tipos: do substantivo concreto.
Confira tudo a respeito dele aqui, no Gestão Educacional!
O que é substantivo concreto?
Os substantivos concretos são aqueles que designam seres ou objetos que possuem existência própria, sem depender de outros para existirem, sejam eles reais ou não, materiais ou não.
Eles nomeiam nomes de pessoas, lugares, instituições, animais, vegetais, objetos, entidades, minerais, fenômenos, concepções, etc. Veja alguns exemplos:
- Gato;
- Porta;
- Rafaela;
- Árvore.
Todos esses exemplos de substantivos compostos designam seres com existência própria. Ao contrário dos substantivos abstratos, os substantivos concretos não necessitam de outros para existirem.
Substantivo concreto x substantivo abstrato
Como comentado, os substantivos concretos são aquelas palavras que possuem existência própria, não dependendo de outros seres para existirem. Já os substantivos abstratos nomeiam coisas que não possuem existência própria, dependendo de outras para se manifestarem. Veja a comparação nos exemplos:
- Substantivos concretos: homem, cidade, sofá;
- Substantivos abstratos: bonito, grande, novo.
Podemos imaginar cada um dos substantivos concretos mencionados, mas não podemos fazer o mesmo com os substantivos abstratos, a menos que os relacionemos com os substantivos concretos (sofá novo, por exemplo). Por isso, diz-se que os substantivos concretos possuem existência própria, enquanto os substantivos abstratos não.
Alguns substantivos podem parecer, num primeiro momento, abstratos, mesmo eles sendo concretos. É o caso especialmente dos substantivos concretos que nomeiam entidades mitológicas/fantasiosas, como saci, diabo, etc. Entretanto, essas entidades possuem existência própria, tratando-se, portanto, de substantivos concretos.
Além disso, alguns substantivos, como observa Rocha Lima (1996, p. 67), podem ser tanto abstratos quanto concretos, a depender do contexto. É o caso de “redação”, que pode indicar tanto o ato de redigir (sendo, nesse caso, abstrato) quanto o produto do ato de redigir de um estudante, como a redação do ENEM (sendo, nesse caso, concreto).
Exemplos de substantivos concretos
Confira alguns exemplos de substantivos concretos, divididos por categoria:
- Animais: gato, cavalo, pato, mosquito, aranha, etc.;
- Reino vegetal: árvore, planta, rosa, laranjeira, maçã, etc.;
- Objetos: livro, celular, computador, guarda-roupa, faca, etc.;
- Lugares: Brasil, Cuba, Ipanema, Rua XV de Abril, Terra, Marte etc.,
- Entidades: diabo, alma, fada, bruxa, saci, lobisomem, etc.;
- Minerais: água, ouro, cobre, pedra, chumbo, mercúrio, etc.;
- Fenômenos: chuva, nevasca, tempestade, vento, nevoeiro, etc.;
- Instituições: tribunal, parlamento, Supremo Tribunal Federal, dinheiro, etc.;
- Concepções: círculo, algarismo, símbolo, equação, etc.;
- Pessoas: mãe, pai, Rafaela, Eduardo, Gabriel, presidente, etc.;
Fonte: Rocha Lima (1996, p. 66, adaptado).