Tecido Muscular – O que é? Característica, Composição e Exercícios Resolvidos
Está com dúvidas nas aulas de biologia a respeito do tecido muscular? Confira, aqui no Gestão Educacional, informações completas sobre as características.
- Publicado: 11/06/2019
- Atualizado: 11/06/2019: 16 40
- Por: Bruna Manuele Campos
Em geral, os animais são formados por quatro tecidos diferentes, cada qual com sua função, sendo eles: epitelial, conjuntivo, nervoso e muscular.
Eles são um conjunto de células especializadas para manter o organismo em funcionamento. Dentre eles, o tecido muscular é responsável pelo movimento externo e interno do organismo, como os batimentos cardíacos.
Este tecido forma os músculos que, em humanos, podem corresponder a até 50% do peso de um adulto e abranger cerca de 600 músculos diferentes.
Confira, abaixo, mais detalhes sobre este tecido em seres humanos.
O que é o tecido muscular?
Tecido muscular é aquele que compõe os músculos dos animais, sendo formado por células longas e estreitas, conhecidas como fibras.
Características do tecido muscular
O tecido muscular apresenta:
- Contratilidade: capacidade de se contraírem entre 50% e 70% do tamanho original, encurtando suas fibras;
- Extensibilidade: capacidade de aumentar o seu tamanho;
- Elasticidade: é a capacidade de o tecido muscular retornar ao tamanho original depois de se estender ou contrair;
- Excitabilidade: capacidade de responder rapidamente a um estímulo para realizar movimento por meio do neurotransmissor acetilcolina;
- Condutibilidade: oposto da excitabilidade, sendo capaz de conduzir estímulos.
Composição
É um tecido bastante vascularizado e interligado com o sistema nervoso. É formado por fibras musculares, que são células especializadas alongadas, podendo ter um ou mais núcleos, e contém proteínas contráteis, miosina e actina. São estas proteínas que deslizam umas sobre as outras para realizar movimento, consumindo ATP (energia).
O tecido muscular é dividido em:
- Estriado
- Esquelético: corresponde à maior parte de músculos do corpo humano, estando ligado ao esqueleto pelos tendões. A contração é voluntária (é preciso desejar que ela ocorra), rápida e forte. Possui quantidade elevada de miosina e actina, que juntas recebem o nome de miofibrilas;
- Cardíaco: é encontrado apenas no coração. Sua contração é involuntária, ocorrendo independentemente de nossa vontade, e é uniforme.
- Liso: é encontrado nos outros órgãos, como bexiga, intestino e pulmões. Sua contração também é do tipo involuntária, e é lenta e fraca. O formato das células deste tecido é fusiforme e monoclueada, com apenas um núcleo central.
[PARA MAIS INFORMAÇÕES, VEJA O TEXTO SOBRE SISTEMA MUSCULAR]
Exemplos
Confira alguns exemplos de músculos encontrados em seres humanos:
- Cabeça: músculo temporal, localiza-se na mandíbula e participa da mastigação, elevando e retraindo a mandíbula, e também auxiliando na fala;
- Tronco: trapézio. Localizado entre as costas e o pescoço, é um dos músculos mais trabalhados pelos homens que treinam em academia. Ele é responsável pela rotação da escápula;
- Membro superior: bíceps braquial. Localizado no braço anterior, inserido pelo cotovelo. É outro músculo que pode ser definido com a prática de exercícios físicos, sendo bastante conhecido. Sua função é rotacionar o antebraço e fazer a articulação do cotovelo;
- Membro inferior: músculo tríceps sural. É um conjunto de músculos localizados na porção posterior da coxa e da panturrilha, sendo também bastante trabalhado em academias.
Agora que você já sabe um pouco mais a respeito do tecido muscular, que tal testar os seus conhecimentos nos exercícios que preparamos para você? Basta rolar até o final da página e se divertir! Ah, e não deixe de compartilhar com os seus amigos, desafiando eles também.