Tema, Título e Epígrafe – Definições, diferenças e mais!
Você sabe diferenciar Tema, Título e Epígrafe? Nesta matéria do Gestão Educacional, você confere as definições e diferenças de cada uma!
- Publicado: 25/05/2023
- Atualizado: 31/05/2023: 18 38
- Por: Lilian Reina Peres
Tema, título, epígrafe… Há muitos elementos que compõem um texto. Você sabe a diferença entre o tema e o título de um texto? E, afinal, para que serve uma epígrafe? Vamos entender esses conceitos!
Quando vamos escrever um texto, é essencial pensar sobre cada um dos aspectos que farão parte de sua composição. Por isso, seguem aqui explicações breves de alguns dos elementos mais básicos e fundamentais que devemos decidir acerca de um texto que vamos escrever!
O que é tema?
Para facilitar, é possível dizer que o tema é basicamente O ASSUNTO de um texto. É sobre o que um texto trata.
Se estamos falando de redações para vestibular, geralmente o tema é dado, e a gente tem que fazer um recorte sobre aquele assunto escolhido pela prova. Em outras palavras, temos que escolher uma visão dentro do tema para compor nossa argumentação.
Por isso, geralmente os vestibulares dão alguns textos para que o candidato consiga entender melhor o que é o tema, de fato, para não ficar somente preso a um título. Assim, temos as diretrizes, parte do caminho que devemos seguir na redação.
O que é título?
Sendo assim, afinal, o que é um título, e por que ele não pode ser considerado um tema? Bom, se o tema é um assunto em si, o título é o NOME QUE INDICA O ASSUNTO. E qual a diferença?
Bom, o título é uma sequência de poucas palavras que resume o assunto, mas é impossível que nele caiba todo o tema. Ele é uma espécie de síntese, para que o leitor tenha uma indicação do que o texto trata, ou, no caso das provas de vestibular, deve tratar. O tema, por sua vez, é bem mais abrangente.
Um bom título apresenta os elementos do tema de forma resumida e, por isso, deve ser elaborado só ao fim da escrita!
Dicas para escolher um bom título
Tenha em mente que o título deve ser curto e objetivo. Quanto mais simples, melhor, contanto que, obviamente, englobe o tema do texto.
Não há a necessidade de que o título seja uma frase completa, podendo ser uma expressão ou mesmo uma adaptação criativa de expressões ou frases conhecidas, do título de um livro, filme, poema e assim por diante.
Lembre-se: apenas a primeira letra da primeira palavra, no título, deve ser maiúscula – a não ser, claro, que ele também contenha nomes próprios. Pense que está redigindo uma frase como qualquer outra em língua portuguesa, contudo, sem o ponto final.
Se você está se preparando para o vestibular ou o Enem, comece a observar os títulos de livros e textos que lê mais atentamente. Procure analisar a relação que cada título tem com a obra que nomeia e pensar em como poderia ter sido o processo de escolha pelo autor.
O que é epígrafe?
Agora, a epígrafe é uma FRASE ou um TRECHO QUE SE RELACIONA AO ASSUNTO do texto. É um exercício de intertextualidade: uma citação famosa de um autor reconhecido que te inspirou a escrever o texto ou que se relaciona com a visão que você trata no texto de alguma forma.
Por isso, geralmente a epígrafe vem de algum autor que fala sobre o mesmo assunto, ou de um assunto relacionado ao seu tema!
Uma boa epígrafe pode enriquecer e tornar a visão do tema que você aborda no texto muito mais complexa, portanto, escolha com sabedoria!
Tema, título e epígrafe: como empregar os três?
Nem todo texto necessariamente deve ter uma epígrafe, contudo, é fundamental que parta de um tema e apresente um título coerente.
Na verdade, a epígrafe é mais comum em artigos e trabalhos acadêmicos, como teses e monografias, ou em livros. Ela aparece obrigatoriamente antes do texto, funcionando como uma espécie de ambientação para o que o leitor encontrará em seguida.
No caso de uma redação, pode ser um elemento interessante quando bem aplicada. Por outro lado, pode tirar pontos quando muito vaga ou sem relação direta com o tema.
Pensando em uma proposta de redação, em que há textos de referência já selecionados para que o candidato possa construir sua dissertação, uma dica útil seria procurar pelas palavras-chave: o que se repete em cada um dos textos e também na pergunta direcionadora?
Procure utilizar esses pontos em comum para pensar em seu título.
Por exemplo, em 2021, o Enem trouxe como tema para a redação: “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil“. Trata-se do eixo “direitos e cidadania”.
3Com isso, temos algumas palavras em torno da qual podemos nos inspirar: invisibilidade (associada a vulnerabilidade e precarização) e cidadania (associada a direitos, vida em sociedade e democracia). Títulos possíveis: “A vulnerabilidade dos direitos de quem não é visto”; “Reconhecimento cidadão e a importância do registro civil”.
Leia também:
Elementos da Narrativa – Quais são e características de cada um deles!
Elementos da Narrativa – Quais são as características de cada um deles!
Referências
Como elaborar projetos de pesquisa/Antônio Carlos Gil. – 4. ed. – São Paulo: Atlas, 2002