Tipos de Narrador – Autodiegético, Heterodiegético e Homodiegético
O modo como o narrador executa uma narração é o que determina os tipos de narrador. Conheça aqui os três tipos existentes segundo Genette!
- Publicado: 06/12/2022
- Atualizado: 30/11/2022: 17 13
- Por: Lilian Reina Peres
É de comum acordo entre os estudiosos da literatura que o narrador é o elemento mais importante de um texto narrativo, pois é a partir do narrador que todos os outros elementos se organizam.
O modo como o narrador executa uma narração é o que determina os tipos de narrador. Por isso, é importante compreender de que forma o narrador desempenha o seu papel enquanto voz de uma narrativa, para que assim se possa melhor compreender a própria narrativa.
O intelectual francês Gérard Genette elaborou uma classificação que é até hoje muito utilizada; nela, ele separa três tipos de narradores, que variam pelo ponto de vista em que a voz narrativa se manifesta e apresenta os fatos do texto.
Vamos agora, então, entender melhor os tipos narrativos de Genette!
Narrador Autodiegético
Esse é o narrador que é o protagonista da história que conta! Ele também é conhecido como narrador personagem e geralmente narra os fatos em primeira pessoa.
Narrador Heterodiegético
Esse narrador não participa nem faz parte da narrativa que conta!
Ele também é conhecido como narrador onisciente, pois sabe de todos os pensamentos e ações das personagens envolvidas na história que conta e seu registro se dá, geralmente, na terceira pessoa.
Narrador Homodiegético
Já esse narrador participa da história que conta, porém não é o protagonista dela!
Ele também é conhecido como narrador observador, pois relata fatos que observou, ou seja, usa da sua própria experiencia para contar a história, mas essa história não é centralizada em sua experiencia – isso significa que o narrador é um personagem secundário da própria narrativa.
Geralmente, esse narrador se manifesta em primeira pessoa.
Gostou de conhecer os Tipos de Narrador? Você também pode gostar de ler:
Narrador em Primeira e Terceira Pessoa – Qual a diferença?
Referências
Reales, L. Introdução aos estudos da narrativa. Florianópolis: LLE/CCE/UFSC, 2008.