Efeito Estufa: O Que É? Gases, Consequências e Principais Causas
Quer saber mais sobre o que é o efeito estufa? Veja aqui quais são suas causas, principais consequências, como evitar e muito mais.
- Publicado: 30/10/2018
- Atualizado: 24/01/2019: 15 11
- Por: Marcela Mazetto
O efeito estufa é um processo físico, que acontece quando parte da radiação infravermelha (calor) é emitida pela superfície da Terra e absorvida por alguns gases do efeito estufa. Desse modo, parte do calor não retorna para a superfície, ficando preso na atmosféra.
O efeito estufa é necessário para a sobrevivência da vida dos animais no planeta, isso porque, sem a sua existência, a temperatura média do planeta seria de 18ºC negativos – sendo que a temperatura média atual é de 14ºC.
Porém, em doses excessivas, causadas principalmente pela interferência do homem, traz consequências nocivas a qualquer forma de vida do planeta Terra. Leia mais, abaixo, e entenda tudo sobre o assunto.
Como ocorre esse efeito?
Cerca de 50% dos raios solares, quando atingem a superfície terrestre, devido à camada de gases aqui presente, ficam presos na atmosfera e a outra parte atinge a superfície, gerando calor.
Os gases são como isolantes, porque absorvem grande parte da energia que é irradiada ao nosso planeta. Porém, com a interferência humana, esse armazenamento está passando do limites, aumentando consideravelmente a temperatura terrestre e provocando o aquecimento global.
Isso acontece porque o excesso de gases acaba prendendo-se na atmosfera, impedindo que o calor retorne ao espaço. A ação humana tem influenciado, nesse quesito, principalmente por:
- Queima de combustíveis fósseis;
- Desmatamento;
- Ação das indústrias.
Gases do Efeito Estufa
Os gases do efeito estufa são:
- Vapor de água: também chamado de H2O, ele encontra-se suspenso na atmosfera do ar;
- Monóxido de Carbono: conhecido como CO, ele não possui cor, não tem cheiro, porém é inflamável e tóxico, sendo produzido, principalmente, pela queima em locais com pouco oxigênio, além da alta temperatura do carvão e de outras matérias ricas em carbono, por exemplo, o petróleo;
- Dióxido de Carbono: o CO2 é expelido pela queima de alguns combustíveis, usados em veículos com base em petróleo e gás, além da queima em florestas e indústrias;
- Clorofluorcarbonos: chamado também de CFC, ele é composto por carbono, flúor e cloro, advindo do aerossol e processo de refrigeração;
- Óxido de Nitrogênio: o gás NxOx é a combinação de oxigênio e nitrogênio. Usado comumente em motores de combustão interna, estufas, caldeiras, indústria química e de explosivos;
- Dióxido de Enxofre: o SO2 é um gás intenso, sem cor, não inflamável, super tóxico e formado por oxigênio e enxofre. Ele é expelido por vulcões e usado na indústria que produz ácido sulfúrico;
- Metano: chamado também de CH4, ele não tem cor, nem cheiro e, quando inalado, é tóxico. Esse é emitido por gado, decomposição do lixo orgânico e no momento da extração de determinados combustíveis.
Protocolo de Kyoto
Diante dessa grande quantidade de gases emitidos, a ONU (Organização das Nações Unidas) convocou os países para a assinatura de um tratado, conhecido como Protocolo de Kyoto.
Com ele, determina-se que os países com indústrias devem diminuir a emissão de gases poluentes no nível 5,2% menor do que a média existente no ano de 1990.
O Brasil é o sexto país que mais emite gases de efeito estufa no planeta Terra, sendo que a maioria é causada pelo desmatamento desenfreado.
Aquecimento Global e Efeito Estufa
Muitos cientistas disseminam a ideia de que o aquecimento global é um processo natural do planeta, porém a maioria afirma que ele acontece pela emissão em excesso dos gases do efeito estufa na atmosfera.
Esses gases são os principais destruidores da camada de ozônio, o que deixa o planeta suscetível a mais raios ultravioletas recebidos pelo Sol. Alguns pesquisadores afirmam que, nos últimos 100 anos, houve um aumento de 0,5º C na temperatura média do planeta e que, caso a taxa de poluição planetária continue, há quem diga que, entre 2025 e 2050, o aumento será de até 2,5º a 5ºC.
Principais Consequências
O efeito estufa é, principalmente, causado pela grande quantidade de CO2 (gás carbônico), além de outros gases na atmosfera, já citados acima. Esses ficaram mais presentes na Terra depois da Revolução Industrial, quando a temperatura começou a subir consideravelmente.
As temperaturas mais altas na Terra causam:
- Elevação das marés;
- Derretimento das calotas polares;
- Ocorrência de mais tempestades;
- Aumento de doenças tropicais;
- Aumento do tempo das secas;
- Extinção de determinadas espécies;
- Aumento das massas de calor;
- Aumento de desastres naturais, como furacões;
- Desertificação de áreas;
- Alteração no ciclo de chuvas.
Além disso, ainda existe a chuva ácida, que é causada quando há muita queima de combustíveis fósseis liberados na atmosfera.
Como evitar o efeito estufa?
Há algumas ações diárias que podem ser feitas para diminuir o efeito estufa em nosso planeta, como:
- Executar alguns trajetos a pé ou de bicicleta;
- Preferir o transporte público;
- Usar produtos recicláveis;
- Tornar-se adepto da carona solidária;
- Economizar energia;
- Separar o lixo reciclável do orgânico;
- Diminuir o consumo de carne.