Fisiologia humana – O que é? Formação e Sistemas
A fisiologia humana costuma ser tema frequente em provas e vestibulares. A seguir, esclarecemos o que ela é e suas principais características. Confira e aprenda esse assunto definitivamente, aqui...
- Publicado: 14/12/2018
- Atualizado: 29/01/2019: 12 28
- Por: Rafaela Cortes
A fisiologia humana costuma ser tema frequente em provas e vestibulares. A seguir, esclarecemos o que ela é e suas principais características. Confira e aprenda esse assunto definitivamente, aqui no Gestão Educacional!
O que é fisiologia humana
Antes de tudo, é preciso entender o que é fisiologia, apenas. A palavra possui origem grega, sendo a junção de dois termos: physis (natureza) e logos (conhecimento, estudo). Logo, a fisiologia é o estudo da natureza.
No caso da fisiologia humana, estuda-se o homem em todos os ângulos, especificamente as células, os tecidos, os órgãos e os sistemas do organismo, interações que promovem e como funcionam para que haja vida.
Curiosamente, a fisiologia humana é um assunto que sempre interessou o homem. Existem registros que apontam que esse tema era estudado na Antiguidade Clássica por Claudio Galeno, um médico romano.
Galeno realizava experimentos em macacos, porque a dissecação humana não era lícita, e suas anotações e pesquisas foram pioneiras nesse segmento, influenciando fortemente a medicina ocidental até que estudos mais modernos fossem realizados.
Fisiologia humana: como o organismo é formado
De acordo a fisiologia humana, o organismo do homem é constituído de diferentes partes, que juntas garantem seu correto funcionamento. Ao todo, são seis:
1. Moléculas
As moléculas são consideradas estruturas fundamentais para que haja reações químicas e o organismo consiga se formar e desenvolver suas funções com excelência.
2. Células
As células são as menores unidades estruturais e funcionais de cada organismo. Todo o corpo humano é composto por elas, que desempenham funções diferentes.
3. Tecidos
Os tecidos se caracterizam por serem pequenos ou grandes agrupamentos de células que se assemelham e se unem para realizar uma função específica para o corpo.
4. Órgãos
Os órgãos representam a união de diferentes tecidos, de maneira a formar estruturas que possuem funções particulares e são facilmente reconhecidas, seja visivelmente ou por exames.
5. Sistema
O sistema ocorre quando órgãos relacionados e que desempenham papéis semelhantes se unem para exercer uma função comum. Um ótimo exemplo disso é o sistema digestivo.
6. Organismo
O organismo nada mais é que a junção de todos os órgãos funcionando de maneira integrada, de modo a formar um indivíduo/ser humano. Quando se fala em organismo, pensa-se sempre órgãos conectados, garantindo a vida.
Sistemas da fisiologia humana
Um dos principais temas estudados na fisiologia humana são os sistemas, porque eles realizam atividades vitais, ou seja, que proporcionam e garantem a vida. E quais seriam esses sistemas? Conheça os principais, a seguir:
1. Sistema digestivo
Trata-se do sistema que atua na digestão de alimentos, extraindo deles nutrientes essenciais para que o organismo consiga funcionar plenamente. Esse sistema é composto por boca, faringe, esôfago, estômago, intestinos delgado e grosso, reto e ânus [Já falamos a respeito do sistema digestivo, aqui no Gestão educacional].
2. Sistema respiratório
É composto por órgãos que realizam os processos de inspiração e expiração, assegurando o correto fluxo de ar no organismo, o que garante o funcionamento.
Esse sistema é composto por pulmões (protegidos pela caixa torácica) e vias respiratórias, contemplando cavidade nasal, boca, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares.
3. Sistema cardiovascular
É formado por artérias, veias e vasos capilares, bem como coração. Também é chamado de sistema circulatório, sendo responsável pela movimentação do sangue pelo corpo, de modo a transportar oxigênio e nutrientes aos órgãos.
4. Sistema nervoso
O sistema nervoso é composto por encéfalo e medula espinhal, nervos cranianos e raquidianos, tendo como responsabilidade a captação, a interpretação e o encaminhamento aos órgãos de sinais/mensagens, fazendo com que funcionem. É graças a esse sistema que podemos nos movimentar, por exemplo [Já falamos a respeito do sistema nervoso, aqui no Gestão Educacional].
5. Sistema endócrino
É o responsável por produzir hormônios que atuam na regulação do metabolismo, no desenvolvimento corporal, na defesa do organismo, entre outros. O sistema endócrino é composto pela hipófise, tireoide e glândulas sexuais, entre outras.
6. Sistema sensorial
Consiste nos cinco sentidos do corpo: audição, visão, olfato, paladar e tato, possibilitando identificar odores e sabores, bem como assimilar características visuais, auditivas e por tato.
7. Sistema esquelético
Responsável por dar forma e sustentar todo o corpo, bem como proteger órgãos, além de desempenhar papel representativo na movimentação, como andar e pegar algo com as mãos.
8. Sistema muscular
Contribui para a sustentação e estabilização do corpo, inclusive para a movimentação e proteção dos ossos. Paralelamente, atua na regulagem da temperatura corporal e no fluxo sanguíneo.