Órgãos do corpo humano – Desenho de onde ficam e como funcionam
Confira aqui qual é a divisão do corpo humano em sistemas, veja quais são os órgãos de cada sistema, onde se localizam (com imagens) e como funcoinam.
- Publicado: 25/10/2018
- Atualizado: 24/01/2019: 14 58
- Por: Rafaela Cortes
O ser humano passa por inúmeras etapas de desenvolvimento – e isso começa justamente na fecundação, quando há a união entre o óvulo e o espermatozoide, para originar o zigoto. Logo, este último se dividirá várias vezes, por meio de mitose. O resultado é a formação de um novo indivíduo.
Mesmo durante o processo de desenvolvimento embrionário, as células irão passar por uma fase de diferenciação celular. Assim, surgem os tipos celulares, com morfologia e diferentes funções, que se organizarão em tecidos. Os tecidos se agruparão ao organismo e, da forma que interagirem, estarão formando um órgão.
Você sabe quais são os órgãos do corpo humano? Conheça todos eles e quais são suas funções principais, além de comentários importantes sobre o organismo!
Divisão do corpo humano
Os órgãos do corpo são responsáveis pelo funcionamento correto e adequado do organismo, pois constituem um sistema – cada um atua de maneira específica e desempenha determinadas funções. Esse conjunto de sistemas é o que forma o organismo.
Para entender melhor quais são os órgãos do corpo humano, você pode utilizar um macete simples: separá-los conforme seu sistema biológico, afinal cada um reúne a ação necessária dos órgãos para a sua sobrevivência.
Confira essa divisão, antes de entender quais são os seus órgãos:
- Sistema articular;
- Sistema circulatório;
- Sistema digestório;
- Sistema endócrino;
- Sistema esquelético;
- Sistema linfático;
- Sistema muscular;
- Sistema nervoso;
- Sistema reprodutor (masculino e feminino);
- Sistema respiratório;
- Sistema sensorial;
- Sistema tegumentar;
- Sistema urinário.
Para que o corpo humano funcione 24 horas por dia, esses sistemas devem trabalhar em harmonia. Para isso, cada pessoa deve cultivar hábitos saudáveis de vida, como a prática de exercícios físicos e a adoção de uma alimentação equilibrada.
Quais são os órgãos do corpo humano?
Com o conhecimento a respeito dos sistemas do corpo humano citados acima, agora você pode começar a entender quais são os órgãos principais que compõem o que somos e as atuações:
Sistema circulatório
Seus órgãos possuem a responsabilidade de transportar nutrientes, oxigênio, hormônios e dióxido de carbono pelo sangue.
São os principais órgãos que compõem esse sistema:
- Coração: é o órgão central – tem a função de bombear o sangue por dois movimentos: a sístole (que é a contração) e a diástole (que é o relaxamento);
- Vasos sanguíneos: cabem a eles circular o sangue pelo copo inteiro, pois estão distribuídos por todo o organismo.
Sistema digestivo
É responsável pela absorção dos nutrientes que entram no organismo por meio da alimentação. É também o sistema que auxilia no processo de digestão, para descartar o que não faz bem ao corpo.
São esses os órgãos deste sistema:
- Faringe: serve para que a passagem de ar inalado, além dos alimentos consumidos, chegue até os outros órgãos, como é o caso dos sistemas respiratório e digestório;
- Esôfago: realiza a condução do alimento até o estômago depois que ele foi transportado pela faringe;
- Estômago: faz a digestão parcial dos alimentos. Eles são transformados de bolo de alimento em quimo;
- Fígado: armazena e filtra substâncias, sintetiza gordura e produz a bile;
- Intestinos: são divididos em dois tipos – delgado e o grosso.
O intestino delgado contém 3 partes: duodeno, jejuno e íleo. Sua função geral é absorver os nutrientes. Já o intestino grosso também se constitui de 3 partes: ceco, cólon e reto, com função máxima de armazenar a eliminar os resíduos sólidos.
Sistema endócrino
Tem a responsabilidade de produzir os hormônios, que, por sua vez, são “jogados” no sangue, a fim de dirijam-se aos órgãos apropriados. São os órgãos desse sistema:
- Hipófise: realiza a produção de hormônios, regula os ciclos sexuais e ainda controla as atividades de outras glândulas do corpo humano;
- Tireoide: regula o crescimento, o desenvolvimento, a fertilidade, os ciclos menstruais e, até mesmo, o controle emocional;
- Paratireoides: essas quatro pequenas glândulas servem para regular a quantidade de cálcio presente no sangue e produzir hormônios;
- Suprarrenais: tem como principal função a produção e liberação de hormônios;
- Pâncreas: produz hormônios e o suco pancreático.
Sistema linfático
Defende o organismo, graças à sua atuação junto ao sistema imunológico, além de absorver os ácidos graxos e equilibrar os líquidos nos tecidos.
São órgãos desse sistema:
- Baço: faz a produção de anticorpos e hemácias, assim como libera hormônios e armazena sangue;
- Timo: produz as substâncias timosina e timina, além de anticorpos.
Sistema nervoso
É o sistema que realiza a comunicação do organismo, isto é, ele tem a capacidade de controlar os movimentos voluntários e involuntários do corpo, de modo a emitir e captar estímulos e mensagens.
Os órgãos são:
- Cérebro: tem várias funções, como a produção de hormônios, o transporte, a organização e o armazenamento de informações;
- Cerebelo: age nos movimentos, no reflexo, na contração muscular e no equilíbrio;
- Medula espinhal: produz e conduz os impulsos nervosos ao cérebro – isso quer dizer que esse órgão realiza a comunicação entre o sistema nervoso e o corpo inteiro.
Sistema reprodutor
Por ter órgãos e particularidades distintas, esse sistema é diferente entre os sexos masculino e feminino.
Primeiro, veja os órgãos do sistema reprodutor feminino:
- Ovários: faz a produção do estrógeno – hormônio feminino – e ainda atua na formação de óvulos (gametas);
- Útero: sua função é a de abrigar o feto depois da fecundação;
- Clitóris: proporciona o prazer feminino, isto é, o orgasmo, pois sua estrutura, embora pequena, é recheada de terminações nervosas.
Agora os órgãos do sistema reprodutor masculino:
- Pênis: não somente serve para o prazer sexual do homem, mas também para a eliminação da urina e do sêmen, por meio do canal da uretra;
- Próstata: atua na produção de uma substância que protege os espermatozoides (gametas);
- Testículos: faz a produção de hormônios e dos espermatozoides.
Sistema respiratório
Graças a ele é que respiramos, ou seja, faz a absorção do oxigênio e elimina o gás carbônico (retirado das células).
São seus órgãos:
- Laringe: recebe o ar enviado da faringe, evitando que os alimentos passem pela traqueia, por conta da epiglote – ela se fecha no momento da deglutição;
- Traqueia: aquece, umidifica, filtra e, obviamente, conduz o ar até os pulmões;
- Pulmões: realiza a troca de gases (sangue é oxigenado e gás carbônico é eliminado);
- Brônquios: leva o ar até os pulmões.
Sistema sensorial
É composto pelos cinco sentidos que uma pessoa possui – a visão, o olfato, a audição, o paladar e o tato. Sua função principal é enviar as informações ao sistema nervoso central para que ele analise e processe esses dados.
São seus órgãos:
- Olhos: órgão da visão que observa um objeto;
- Nariz: órgão do olfato com a função de sentir o odor (cheiro) das coisas;
- Língua: órgão do paladar que consegue captar e diferenciar o sabor dos alimentos, além da sensação do que está frio e quente;
- Ouvidos: órgão da audição que detecta os sons, barulhos e ruídos externos.
Sistema tegumentar
É o que constitui a pele humana, maior órgão do corpo humano. Sua responsabilidade é clara: revestir (atuar como barreira e proteção) e auxiliar os outros órgãos para o bom funcionamento do organismo.
O sentido do tato está incluso no sistema tegumentar. Vale, ainda, frisar que a pele pode controlar a temperatura corporal.
Sistema urinário
Filtra as impurezas do sangue, produzindo e eliminando a urina. O sistema excretor faz parte do sistema urinário.
Seus órgãos são:
- Rins: fazem a filtragem de substâncias, eliminam o que é tóxico, bem como produzem hormônios e urina;
- Bexiga: armazena a urina.
Com todas essas informações, fica difícil imaginar-se sem algum desses órgãos, não é mesmo? Mas, na realidade, é possível viver sem 6 órgãos – muitos deles vistos como vitais. Para curiosidade, são eles: baço, rim (até mesmo, sem os dois), órgãos reprodutivos, estômago, cólon (que é uma parte do intestino grosso) e apêndice (órgão anexo, pertencente ao intestino grosso).