Tipos de Rochas – Magmáticas, Sedimentares e Metamórficas
Conheça aqui no Gestão Educacional os principais tipos de rochas com definição, características e exemplos de cada uma delas!
- Publicado: 26/09/2022
- Atualizado: 26/09/2022: 10 44
- Por: João Marcos de Melo e Silva
A litosfera, camada superficial e sólida da Terra, é composta por rochas, que, por sua vez, são formadas pela união natural entre os diferentes minerais. Assim, em razão do caráter dinâmico da superfície, através de processos como o tectonismo, o intemperismo e a erosão, temos diversos tipos de rochas na superfície terrestre.
Rocha é uma associação natural de minerais (geralmente dois ou mais), em proporções definidas e que ocorre em uma extensão considerável. A classificação das rochas se dá por meio da sua natureza e processo de formação. Dessa maneira, podemos identificar três tipos de rochas: magmáticas, sedimentares e metamórficas.
Rochas Magmáticas
Conhecidas também como rochas ígneas. Trata-se das rochas formadas pelo resfriamento e consolidação do magma terrestre. Embora tenham a mesma origem, as rochas ígneas apresentam composições distintas, que variam de acordo com o material de que é formado o magma, isto é, dos elementos que as constituem.
Dentro da categoria de rochas ígneas podemos identificar ainda duas outras classes de rochas, as quais são estabelecidas de acordo com o seu local de formação:
Intrusivas (ou plutônicas)
São as rochas formadas pelo resfriamento do magma que acontece no interior da litosfera, isto é, em profundidade, sem que haja o processo de erupção desse material para a superfície terrestre. O granito é um exemplo de rocha ígnea intrusiva.
Extrusivas (ou vulcânicas)
Rochas ígneas extrusivas são aquelas formadas pelo resfriamento da lava vulcânica, isto é, do magma que é expelido na superfície terrestre por meio das atividades associadas ao vulcanismo. O principal exemplo de rocha extrusiva é o basalto.
Rochas Sedimentares
São rochas formadas por fragmentos de outras rochas, chamados de sedimentos. Os sedimentos são produto do processo de intemperismo sofrido por outros corpos rochosos na superfície terrestre, depositados nas áreas denominadas bacias sedimentares. Uma vez depositados, os sedimentos passam pelo processo de diagênese, transformando-se pela compactação física (mecânica) ou dissolução química. Um exemplo de rocha sedimentar é o arenito.
Rochas Metamórficas
Assim como as rochas sedimentares, as rochas metamórficas são formadas por outras rochas. No entanto, o processo acontece pela transformação na estrutura e nos minerais presentes na rocha, em decorrência das diferentes condições de pressão e temperatura a que ela está submetida em profundidade. Esse processo é denominado metamorfismo. São exemplos de rochas metamórficas o mármore e a pedra-sabão.
Você também pode gostar de ler:
Relevo Brasileiro – Classificação, Características e mais
Referências
TEIXEIRA, W.; TOLEDO, C.; FAIRCHILD, T.; TAIOLI, F. Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2000.