Anatomia humana – Partes e Sistemas
Você sabe quais as partes do corpo e seus sistemas? Confira, aqui no Gestão Educacional, informações completas sobre a anatomia humana.
- Publicado: 30/04/2019
- Atualizado: 30/04/2019: 14 13
- Por: Bruna Manuele Campos
Anatomia é uma palavra de origem grega que significa “cortar em partes”. Assim, a anatomia humana é uma divisão da Biologia, que estuda os sistemas do corpo humano e seu funcionamento.
Os sistemas são formados por um conjunto de órgãos e estruturas interligadas que possuem funções específicas. Confira, a seguir, as características de cada parte, só aqui no Gestão Educacional!
Partes da anatomia humana
Sistema Nervoso
Regula todos os outros sistemas. É divido em Sistema Nervoso Central (SNC), Sistema Nervoso Periférico (SNP) e o Sistema Nervoso Autônomo (SNA).
No SNC, o principal órgão responsável é o cérebro, que controla os comportamentos, os sentidos e o aprendizado. O SNP é o que leva as mensagens às extremidades do corpo, sendo formado pelos gânglios nervosos.
Já o SNA funciona independentemente da vontade humana, como os batimentos cardíacos e a digestão.
[CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O SISTEMA NERVOSO]
Sistema Sensorial
Permite visão, audição, olfato, tato, paladar e equilíbrio. Os órgãos que compõem este sistema são olhos, olvidos, nariz, pele e língua. Por meio de células especializadas, os receptores, estes órgãos captam os impulsos nervosos, sendo então intimamente ligados ao sistema nervoso.
[CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O SISTEMA SENSORIAL]
Sistema Circulatório
Transporta oxigênio e nutrientes para o corpo. Participam deste sistema o coração, os vasos sanguíneos e o sangue, este que carrega as substâncias a serem transportadas.
O sangue sai do coração com alta concentração de oxigênio e é transportado pelos vasos ao longo do corpo. Quando retorna ao coração, está rico em gás carbônico. O coração bombeia este sangue para os pulmões para que seja reoxigenado, e então o ciclo recomeça.
[CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O SISTEMA CIRCULATÓRIO]
Sistema Imunológico
Responsável pela defesa contra corpos estranhos no organismo. Para isso, há células de defesa chamadas de leucócitos. As respostas imunológicas podem ser do tipo adaptativa, que se adquire após o primeiro contato com o antígeno, ou inata, que já nasce com o indivíduo.
[CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O SISTEMA IMUNOLÓGICO]
Sistema Endócrino
A função deste sistema é a secreção de hormônios, mensageiros químicos, na corrente sanguínea, para atuarem sobre órgãos específicos. A secreção destas substâncias pode ser regulada por ciclos, como as horas do dia, ou por meio do feedback, ou seja, em função do nível de certas substâncias no organismo.
[CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O SISTEMA ENDÓCRINO]
Sistema Esquelético
Este sistema é formado pelos ossos. Sua principal função é a sustentação e a locomoção do corpo. Além disso, protegem os órgãos internos, servem de apoio para a fixação dos músculos, produzem o hormônio osteocalcina, realizam a homeostase mineral e o armazenamento de triglicerídeos.
[CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O SISTEMA ESQUELÉTICO]
Sistema Muscular
É composto pelos músculos, que podem ser divididos em dois tipos: liso e estriado. O músculo liso é o que reveste todos os órgãos ocos, enquanto o estriado pode ser do tipo esquelético, que reveste os ossos, ou cardíaco, ocorrendo apenas no revestimento do coração.
As principais funções deste sistema são a sustentação e movimentação. Além disso, regulam o volume interno dos órgãos, produzem calor e possuem papel na nutrição em situações extremas de desnutrição.
[CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O SISTEMA MUSCULAR]
Sistema Excretor
Responsável pela filtração do sangue e eliminação de impurezas do organismo.
Os órgãos que compõe este sistema são rins, bexiga, pênis ou vagina. Os rins retiram substâncias que estão em quantidades acima do ideal no organismo. Os ureteres levam a urina produzida nos rins para a bexiga, onde o líquido ficará armazenado até ser expelida pela uretra, que se localiza no órgão reprodutor (vagina ou pênis).
[CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O SISTEMA EXCRETOR]
Sistema Digestivo
Responsável pela digestão dos alimentos por meio de uma série de processos químicos e mecânicos.
O trato digestivo é composto por boca, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e glândulas associadas. O alimento ingerido entra pela boca onde os dentes fazem a quebra mecânica e ocorre a digestão química dos carboidratos.
O alimento é então direcionado para o esôfago e depois para o estômago, que faz a digestão química das proteínas. O bolo alimentar formado segue para o intestino delgado, onde ocorre a digestão da gordura. Na porção final do intestino delgado, os nutrientes são absorvidos e forma-se o bolo fecal. Este material é direcionado para o intestino grosso, onde ocorre a reabsorção de água, e fica armazenado no ânus até o final da digestão.
[CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O SISTEMA DIGESTIVO]
Sistema Reprodutor
Responsável por garantir a sobrevivência da espécie. Este sistema produz os gametas sexuais, realiza a fertilização e o desenvolvimento dos embriões.
Os órgãos que compõem este sistema são ovários, útero e vagina (no caso das mulheres) e pênis (no caso dos homens).
[CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O SISTEMA REPRODUTOR FEMININO]
[CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO]
Sistema Respiratório
Responsável pelas trocas gasosas, ou seja, absorção de oxigênio e liberação de gás carbônico. Os órgãos que compõem este sistema são nariz, faringe, laringe, traqueia e pulmões.
Na inspiração, o diafragma se contrai e os pulmões se expandem, permitindo a entrada de ar rico em oxigênio. Quando expiramos, o diafragma relaxa, contraindo os pulmões que expelem o ar rico em gás carbônico para fora do organismo.
[CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O SISTEMA RESPIRATÓRIO]