Losango – Como calcular a área? Exemplos e Exercícios!
Quer saber mais sobre como calcular a área do losango? Veja aqui como funciona, propriedades desse formato e muito mais.
- Publicado: 24/07/2019
- Atualizado: 24/07/2019: 15 59
- Por: Marcela Mazetto
Conhecido como um quadrilátero equilátero, o losango é um polígono que possui quatro lados com comprimentos iguais. Além disso, ele é um paralelogramo, diferente dos demais com quatro lados, pelo fato de suas diagonais se cruzarem de forma perpendicular – no ponto em comum dessas diagonais, há a formação do ângulo de 90º.
O losango, geralmente, é formado por quatro pontos, denominados de A, B, C e D, além de suas arestas, como AB, BC, CD e DC. Veja uma imagem ilustrativa da figura:
Losango: cálculo da área
A fórmula utilizada para calcular a área do triângulo é a descrita abaixo, em que b é base e h é conhecido como a altura:
Quando fazemos a substituição do losango na fórmula, teremos:
- Base: d – diagonal menor;
- Altura: D/2 – metade da diagonal maior.
Então, já que a área do losango é conhecida como a soma das áreas dos triângulos ABC e ACD, o calcula da área dessa figura será:
Ou seja, o mesmo cálculo do paralelogramo é usado no cálculo do losango.
Agora que você já sabe um pouco mais a respeito do losango, que tal testar os seus conhecimentos nos exercícios que preparamos para você? Basta rolar até o final da página e se divertir! Ah, e não deixe de compartilhar com os seus amigos, desafiando eles também.