Misturas Homogêneas e Heterogêneas – Exemplos e Exercícios
Você está com dificuldades nas aulas de química para entender o que são misturas? Confira, aqui no Gestão Educacional, informações completas com exemplos!
- Publicado: 25/03/2019
- Atualizado: 25/03/2019: 12 03
- Por: Bruna Manuele Campos
Misturas são parte do nosso dia a dia desde o café da manhã até a ceia antes de dormir. O café misturado ao leite da manhã é uma mistura, assim como o chá que tomamos à noite.
Mas, o que é mistura? Mistura é um sistema formado entre duas ou mais substâncias e que não perdem suas propriedades. Já as substâncias são compostos puros, constituídos exclusivamente por moléculas quimicamente iguais, ou seja, possuem propriedades bem definidas e que são características.
No entanto, é difícil encontramos substâncias puras no universo, por isso existem tantos tipos de misturas, que podem ser homogêneas ou heterogêneas.
O que são misturas?
Como vimos, misturas podem ser:
- Homogêneas: um tipo de solução (mistura) que apresenta apenas uma fase, ou seja, não é possível ver quais substâncias compõem a mistura;
- Heterogêneas: este tipo de solução pode apresentar uma ou mais fases que podem ser vistas.
Características das misturas
As misturas homogêneas apresentam as seguintes características:
[table id=9 /]Exemplos
Há inúmeros exemplos de misturas no nosso dia a dia. Alguns exemplos são:
Misturas homogêneas: água do mar, ar, soro fisiológico.
A mistura utilizada para preparar um bolo também é homogênea. Ao bater ovos, leite, açúcar, farinha e os demais ingredientes necessários, não é possível ver fases diferentes antes do bolo ir ao forno.
Misturas heterogêneas: água e óleo são o exemplo mais tradicional. Esses elementos não se misturam, pois possuem propriedades apolar e polar.
[CONFIRA TAMBÉM: SEPARAÇÃO DE MISTURAS]
Exercícios resolvidos
1. (FCC-SP) Esta questão apresenta três afirmativas que podem estar corretas ou incorretas. Responda-as, obedecendo ao seguinte código:
O conteúdo do recipiente acima representa um sistema:
I) formado por substância pura.
II) constituído por uma única substância.
III) trifásico.
a) Somente a afirmativa I é correta.
b) Somente a afirmativa II é correta.
c) Somente a afirmativa III é correta.
d) Somente as afirmativas I e II são corretas.
e) As afirmativas I, II e III são corretas.
Alternativa “c”. Apesar de ser um sistema composto do mesmo elemento químico, água, ele está presente em três estados físicos diferentes, constituindo assim um sistema trifásico.
2. (UFRN-RN) A água mineral filtrada (sem gás) é:
a) uma substância pura.
b) uma mistura heterogênea.
c) uma mistura homogênea.
d) uma substância composta.
e) um elemento.
Alternativa “c”. Nesse caso, a água é uma substância composta, mas forma uma mistura homogênea, ou seja, não é possível verificar fases diferentes no sistema.
3. (UFV-MG) Um recipiente “A” contém um líquido incolor que, após aquecimento até secura, deixa um resíduo branco. Um recipiente “B” contém uma substância líquida azulada transparente e uma substância escura depositada. A substância líquida contida no recipiente “B” foi transferida para um recipiente “C”, que, após aquecimento, deixa um resíduo azulado. Assinale a alternativa que classifica corretamente os sistemas “A”, “B” e “C”, respectivamente:
a) mistura homogênea, mistura heterogênea e mistura homogênea;
b) mistura heterogênea, mistura heterogênea e mistura homogênea;
c) solução, solução composta binária e mistura homogênea;
d) mistura heterogênea, mistura heterogênea e mistura heterogênea;
e) mistura homogênea, solução e mistura heterogênea.
Alternativa “a”. O recipiente a não possui fases diferentes, mas deixa resíduo após aquecido, caracterizando uma mistura homogênea, assim como o recipiente “c”. Já no recipiente “b”, possível verificar fases diferentes, sendo então classificado como mistura heterogênea.