Teria sido a Alemanha culpada pela Primeira Guerra Mundial?
A Primeira Grande Guerra começou em 28 de julho de 1914 e durou até 11 de novembro de 1918. Foi também a primeira guerra do século XX e uma série de fatores levou a esse trágico acontecimento.
Entenda por que a Alemanha foi considerada a principal responsável por iniciar o conflito e como isso contribuiu para a Segunda Guerra Mundial décadas mais tarde.
Origem da Primeira Guerra Mundial
O assassinato do arquiduque do Império Austro-Húngaro, Francisco Ferdinando, e da esposa, Sophie, nas ruas de Sarajevo, Bósnia, foi o estopim da Primeira Guerra Mundial.
Logo depois disso, o Império Austro-Húngaro declarou guerra à Sérvia, que tinha ligação com grupos responsáveis pelo atentado. A Alemanha ofereceu apoio militar, enquanto Rússia e França ficaram do lado da Sérvia.
Havia uma grande tensão nos Bálcãs, uma vez que a Sérvia e a Áustria-Hungria disputavam o controle da Bósnia. O Império Austro-Húngaro, no início do século, dominava quase toda a região dos Bálcãs, mas a insatisfação dos movimentos separatistas se mantinha intensa.
No caso da Sérvia, o apoio russo se dava pelo ideal do pan-eslavismo e do desejo de união dos povos eslavos. A França se aliou aos servos devido ao resultado da Guerra Franco-Prussiana e o sentimento de revanchismo francês após a derrota. A Prússia se transformou no Império Alemão, que tinha interesses em relação ao Império Austro-Húngaro.
Assim, a Primeira Guerra Mundial se deu entre dois grupos:
- Tríplice Entente: Rússia, França e Grã-Bretanha.
- Tríplice Aliança: Áustria-Hungria, Alemanha, Itália e Império Otomano.
Em 1917, os Estados Unidos também entraram na guerra, após a Alemanha atacar um navio britânico, resultando na morte de cidadãos estadunidenses.
Alemanha como culpada da Primeira Guerra Mundial
Por mais que, como você viu acima, muitos fatores tenham contribuído para a Primeira Guerra Mundial, a Alemanha ficou como a grande culpada.
Isso ficou muito claro no artigo 231 do Tratado de Versalhes. No trecho em questão, afirma-se que Alemanha e aliadas ficavam responsáveis pelos dados e perdas causados em governos e cidadãos dos países envolvidos na Guerra.
Esta punição aconteceu por diversos fatores. Um dos principais é que a Alemanha foi aquela nação que se manteve até o fim do conflito, enquanto a Áustria-Hungria, a Bulgária e o Império Otomano se renderam. Além disso, era também considerada a concorrente mais direta dos países vencedores, havendo uma disputa imperialista não declarada entre as nações mais fortes.
Por conta disso, Inglaterra e França pressionaram para que os alemães tivessem pesadas punições financeiras. Usavam como alegação que a Alemanha tinha causado sérios problemas econômicos em seus países.
Rejeição aos 14 pontos de Wilson
Uma das principais demonstrações do desejo de culpar a Alemanha ficou na rejeição dos 14 pontos de Wilson. Tratava-se de uma proposta apresentada pelo Presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson, que tinha como objetivo estabelecer a paz entre os países.
Entre os pontos, estava a restrição dos aparatos militares e a priorização da cooperação internacional. Propunha também que todos os acordos diplomáticos entre as nações fossem publicamente reconhecidos.
Porém, França e Inglaterra rejeitaram a medida, pois não havia repreensão pesada à Alemanha.
Tratado de Versalhes
Em 1919, os países vencedores, então, reuniram-se na Cidade de Versalhes e estabeleceram medidas contra a Alemanha, que se viu obrigada a assinar o Tratado.
Entre as sanções, os alemães tinham que devolver territórios, reduzir o exército e ainda pagar cerca de 269 milhões de marcos aos vencedores. Com isso, a Alemanha perdeu todas as suas colônias ultramarinas e teve, ainda, suas forças militares limitadas a apenas 100 mil soldados na infantaria, não podendo ultrapassar esse número.
Por mais que outros países também tenham sofrido punições, a Alemanha foi a que teve que lidar com penas mais duras. Inglaterra e França tinham o objetivo de enfraquecer os germânicos a fim de que não dessem início a uma nova guerra que tivesse a mesma magnitude.
Contudo, esta situação contribuiu para o surgimento de uma onda de ressentimento no país e de desejo por revanche, permitindo o crescimento e o fortalecimento do Nazismo Alemão.
Por isso, o Tratado de Versalhes, e o fato de a Alemanha ser considerada culpada pela Primeira Guerra Mundial, são vistos como consequências para a Segunda Guerra Mundial.
Você também pode gostar de ler:
Primeira Guerra Mundial – Início, Motivações e Desfecho