Triângulo Isósceles: ângulos, fórmula da área e mais
Veja aqui informações completas sobre o triângulo isósceles, qual é a fórmula utilizada para descobrir a sua área, quais são as propriedades e mais.
- Publicado: 12/11/2018
- Atualizado: 25/01/2019: 16 26
- Por: Marcela Mazetto
Conhecido como um polígono que possui três lados, o triângulo isósceles tem dois desses denominados congruentes, que apresentam a mesma medida. O lado diferente é a base e o ângulo formado pelos dois lados é chamado de ângulo do vértice.
É importante conhecer os tipos de triângulos existentes para não se confundir. Podemos encontrar o escaleno, que tem todos as medidas dos lados diferentes, além do equilátero, que tem todos os lados com a mesma medida. Leia, aqui no Gestão Educacional, informações completas sobre o isósceles.
Triângulo Isósceles: Informações
Todos os triângulos isósceles possuem as seguintes características obrigatórias:
- O ângulo das bases são sempre congruentes;
- A bissetriz formada no ângulo do vértice é a mesma com a altura relativa da base e a mediana.
Como encontrar a área?
A fórmula utilizada para encontrar a área do triângulo isósceles é a mesma de um triângulo qualquer, no caso:
Em que:
- A: é a área;
- B: é a medida da base;
- H: é a medida da altura em relação à base.
Eixo de simetria: o que é?
O eixo de simetria é quando uma reta divide o triângulo em duas partes, formando duas figuras iguais, que, quando dobradas pelo eixo de simetria, sobrepõem-se de forma equivalente.
O triângulo isósceles é um que conta com um eixo de simetria, localizado na reta que divide o ângulo do vértice entre dois ângulos iguais – chamado de bissetriz.